Resumo (PT):
O presente trabalho começa por apresentar no capítulo dois um problema orgânico-funcional dos SDI, que nos propomos analisar e que radica na falta de práticas sistemáticas de avaliação da qualidade, eficácia e eficiência dos serviços disponibilizados, através da recolha e análise de dados como suporte ao processo de tomada de decisão, numa perspectiva de mudança e melhoria contínua que deve orientar o desenvolvimento dos serviços.
Constituindo, hoje em dia, a cultura de avaliação uma prática que deverá estar presente na gestão operacional e estratégica das organizações, no terceiro capítulo é explorado o conceito da avaliação dos serviços de documentação e informação a nível da sua importância, objectivos, tipos de avaliação, dificuldades inerentes ao processo de avaliação, apontando-se alguns instrumentos e métodos que podem ser utilizados na avaliação desses serviços.
Seguidamente, no capítulo quatro é desenvolvido um dos temas centrais do trabalho, que diz respeito aos métodos de recolha e de análise de dados, que constituem um aspecto fundamental para avaliação dos serviços. São apresentadas as principais categorias de métodos quantitativos e qualitativos, bem como os principais métodos de análise que lhe estão associados, sendo para cada método, apresentadas as suas vantagens e desvantagens. Este capítulo procura evidenciar os limites e a complementaridade dos métodos apresentados, salientando a noção de que o dispositivo metodológico deverá ser escolhido em função do problema e da investigação que se pretende levar a cabo e das respostas que se pretendem obter.
Partindo da possibilidade de recorrer a um sistema informático para recolha de dados, no capítulo cinco é efectuado um levantamento de requisitos que um sistema desse tipo deve ter, do ponto de vista da sua utilização, análise e gestão. Seguidamente, e com base no SharePoint - módulo de inquéritos, é feita uma verificação dos requisitos que são ou não satisfeitos por essa aplicação, propondo-se depois a implementação de melhorias face a insuficiências detectadas. Este capítulo finaliza com a apresentação de uma análise comparativa entre os sistemas SharePoint e SurveyMonkey, tendo-se revelado este último, um sistema mais apto à recolha de dados para posterior tratamento e análise.
Finalmente é feita uma análise conclusiva em que são apresentadas as principais ideias chave dos tópicos desenvolvidos ao longo do trabalho. São também tecidas algumas considerações sobre os resultados obtidos quanto à possibilidade de adoptar o módulo de inquéritos do SharePoint, como ferramenta de suporte à recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
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bmp@fe.up.pt, cslopes@fe.up.pt, natalia@fe.up.pt
No. of pages:
48
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