Resumo (PT):
O Fórum da EJA de Pernambuco (Fórum da EJA PE), oriundo da
Articulação Pernambucana pela EJA, desenvolve, através de um coletivo
composto por diversos segmentos da sociedade civil organizada, ações
permanentes e sistemáticas em defesa da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) nesse estado brasileiro há mais de duas décadas.
A experiência investigada contextualiza-se no movimento dos Fóruns da
EJA PE, uma prática histórica que ganhou expressão no país com o
surgimento dos Fóruns da EJA do Brasil, após os Encontros preparatórios no
Brasil para a V Conferência Internacional de Educação de Adultos (V
CONFINTEA), vindo a configurar um movimento de luta pela efetivação do
direito à EJA assegurado na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996. Essa Articulação atua numa
perspectiva de mobilização permanente da sociedade – Universidades
Públicas, Sindicatos, Movimentos Sociais, Empresas Privadas, Organizações
Não Governamentais (ONGs), Estudantes, Governos Municipais e Estaduais
através de suas Secretarias de Ensino – em apoio ao desenvolvimento da EJA
no país.
A reflexão empreendida focalizou a questão da influência do Fórum da
EJA PE no direcionamento das políticas públicas para a EJA no estado,
tomando como fonte principal o pensamento de Paulo Freire – um dos
principais referenciais teóricos desse coletivo – em diálogo com outras fontes
dos campos da Educação Popular, do Controle Social, das Políticas Públicas e
do Advocacy.
Numa abordagem de pluralidade metodológica e recorrendo a diversas
estratégias de recolha de dados – observação participante, entrevistas
individuais semiestruturadas, inquérito por questionário on-line e análise
documental – foram traçados os caminhos percorridos pelo Fórum da EJA do
Brasil e de Pernambuco e as perspectivas para as quais apontam. Para tanto,
contamos com o envolvimento reflexivo dos membros representantes dos
diversos segmentos que compõem o movimento, questionando a
potencialização da dimensão transformadora e o impacto do seu projeto
coletivo.
Tendo partido da caracterização do modus operandi desse movimento
desde os anos de 1990 e dando relevância aos sentidos e significados
atribuídos pelos sujeitos à sua experiência, a investigação percorreu a gênese
do Fórum da EJA PE, o histórico do seu funcionamento interno (relações entre
os diversos segmentos que o compõem) e as suas expressões na sociedade. A
análise empreendida focou em como ocorre a sua intervenção para o controle
social das políticas públicas no campo da EJA e sobre como contribui para uma
nova forma de sociabilidade nesse campo da Educação.
Language:
Portuguese
No. of pages:
392