Resumo (PT):
Esta pesquisa consiste em um estudo sobre cooperação internacional para o
desenvolvimento tendo como estudo de caso o papel da ONG Hope como ator e catalisador
da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em Educação. Autores como David
Korten (1987), David Lewis (2001), Manuela Mesa (2014) entre outros reconhecem o
notável trabalho que as Organizações não Governamentais (ONGs) veem desenvolvendo
para assegurar a mudança social e econômica em favor da população marginalizada. Essas
organizações, pequenas, médias ou grandes são atores importantes na implementação de
políticas que garantam o acesso à educação às populações pobres no mundo. O trabalho
constante da UNESCO, UNICEF, PNUD e Banco Mundial representa uma preocupação
real em garantir a educação como um direito social (Marshall, 1967) e acessível a todos.
Em razão disso, o objetivo do presente estudo é igualmente trazer algumas contribuições
para fomentar o discurso sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento em
educação, por meio dos atores e instrumentos da cooperação Norte-Sul ou Sul-Sul. Embora
a cooperação internacional tenha ganho certa relevância no discurso contemporâneo,
Sánchez (2002) acredita que o senso comum tem levado as pessoas a compreenderem a
cooperação apenas como a doação de dinheiro dos países ricos (países do Norte) para os
pobres (países do Sul). Mobilizamos as concepções de Lallande (2008) sobre as diferentes
abordagens do pensamento em torno de cooperação para o desenvolvimento com o
principal objetivo de ampliar nosso campo de conhecimento acerca da referida temática. A
ONG Hope como ator não governamental vem atuando há mais de 40 anos no sistema de
cooperação internacional trazendo uma contribuição que ao longo dos anos vem
transformando a vida de muitas crianças, jovens e adultos em várias partes do mundo.
Como resultado o trabalho que a Hope vem desenvolvendo no campo da CID mostra que
todos podem fazer a diferença na luta por um mundo melhor e mais justo. Os fundamentos
teórico-metodológicos utilizados para a construção desse estudo baseiam-se nos
pressupostos da pesquisa qualitativa com o método de (auto)narrativas e entrevistas. Na
análise interpretativa concentramo-nos no sentido que as pessoas atribuem à educação e à
ONG Hope como ator de cooperação internacional.
Language:
Portuguese
No. of pages:
169