Resumo (PT):
O presente trabalho pretende dar conta de um estágio curricular realizado nos Serviços
de Educação da Câmara Municipal de Arouca, com focalização no estudo das Práticas de
Animação no âmbito da Componente de Apoio à Família nos jardins de infância do concelho.
A observação e participação nestes contextos permitem uma reflexão acerca das
conceções de infância e educação que está sendo construída pelos adultos que constituem as
instituições. É com base nestas conceções que os adultos pensam e desenvolvem práticas de
animação destinadas às crianças.
O que hoje entendemos por infância foi elaborado ao longo dos tempos em
consequência de modificações sociais, políticas, económicas e culturais. É certo que o mundo
da criança é, em muito, determinado pelo mundo adulto. No entanto, as crianças são seres
capazes de agir na sociedade e de contribuir para a (re)produção social. Uma das
manifestações mais visíveis da sua ação social são as culturas de pares infantis, que
desenvolvem com outras crianças, e em que o brincar, enquanto modo de explorarem,
descobrirem, de darem sentido ao mundo, assume particular relevância. Neste sentido, o
brincar deve ser respeitado pelos adultos, dando-lhes espaço e tempo para tal. É com base
neste argumento que é pensada a intervenção neste estágio mas tentando perceber junto dos
adultos, através de várias técnicas de recolha de informação, quais as suas conceções acerca
da infância, das crianças, da sua educação e do brincar, uma vez que isso interfere
objetivamente nos modos como se relacionam com elas; e, ao mesmo tempo, o que eles fazem
para respeitar a voz e vez dessas mesmas crianças no tempo e espaço da Componente de
Apoio à Família.
Esta recolha permite um diagnóstico real dos pontos fortes e fracos deste programa e, é
a base da intervenção que se versa na dinamização de ações de formação direcionada para as
práticas da Componente de Apoio à Família.
Finalmente, reflete-se em torno da profissionalização das Ciências da Educação no
âmbito deste estágio que incide nos serviços sócio-educativos que se desenvolvem numa
Autarquia.
Language:
Portuguese
No. of pages:
241