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Componente de apoio à família: um tempo e um espaço das crianças?: do diagnóstico à intervenção

Title
Componente de apoio à família: um tempo e um espaço das crianças?: do diagnóstico à intervenção
Type
Thesis
Year
2011-11-30
Authors
Ana Sofia de Azevedo Teixeira
(Author)
FPCEUP
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): O presente trabalho pretende dar conta de um estágio curricular realizado nos Serviços de Educação da Câmara Municipal de Arouca, com focalização no estudo das Práticas de Animação no âmbito da Componente de Apoio à Família nos jardins de infância do concelho. A observação e participação nestes contextos permitem uma reflexão acerca das conceções de infância e educação que está sendo construída pelos adultos que constituem as instituições. É com base nestas conceções que os adultos pensam e desenvolvem práticas de animação destinadas às crianças. O que hoje entendemos por infância foi elaborado ao longo dos tempos em consequência de modificações sociais, políticas, económicas e culturais. É certo que o mundo da criança é, em muito, determinado pelo mundo adulto. No entanto, as crianças são seres capazes de agir na sociedade e de contribuir para a (re)produção social. Uma das manifestações mais visíveis da sua ação social são as culturas de pares infantis, que desenvolvem com outras crianças, e em que o brincar, enquanto modo de explorarem, descobrirem, de darem sentido ao mundo, assume particular relevância. Neste sentido, o brincar deve ser respeitado pelos adultos, dando-lhes espaço e tempo para tal. É com base neste argumento que é pensada a intervenção neste estágio mas tentando perceber junto dos adultos, através de várias técnicas de recolha de informação, quais as suas conceções acerca da infância, das crianças, da sua educação e do brincar, uma vez que isso interfere objetivamente nos modos como se relacionam com elas; e, ao mesmo tempo, o que eles fazem para respeitar a voz e vez dessas mesmas crianças no tempo e espaço da Componente de Apoio à Família. Esta recolha permite um diagnóstico real dos pontos fortes e fracos deste programa e, é a base da intervenção que se versa na dinamização de ações de formação direcionada para as práticas da Componente de Apoio à Família. Finalmente, reflete-se em torno da profissionalização das Ciências da Educação no âmbito deste estágio que incide nos serviços sócio-educativos que se desenvolvem numa Autarquia.
Language: Portuguese
No. of pages: 241
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