Resumo (PT):
A compra por impulso tornou-se um tema pertinente no âmbito da área do
comportamento do consumidor, já que é complexa, de ampla ação e com variadas influências,
que podem prender-se com inúmeros fatores, como o desconto do produto ou a sua marca. Esta
forma de compra que deriva de uma resposta emocional tendencialmente positiva, não é a
mesma para todas as idades, sendo a população jovem mais propensa a fazê-lo em função da
sua pertença a um determinado grupo social. No entanto, ainda está longe de ser um tema
esgotado pela comunidade científica.
Este estudo tem por objetivo entender qual o efeito desempenhado pela cotação de um
produto de uma determinada marca e pelo seu desconto na tendência a comprar por impulso em
jovens Portugueses/as, entre os 18 e os 25 anos, considerando a sua identidade social com este
grupo, bem como se essa mesma tendência é influenciada pelas emoções positivas sentidas face
ao cenário de compra, e, ainda, se a atitude face à marca influencia esta tendência. Para isso, foi
conduzido um estudo experimental com 545 jovens, que responderam a um questionário online
sobre um cenário experimental de compra de sapatilhas da marca Adidas.
Os resultados indicaram que quanto maior a identificação com os/as jovens
Portugueses/as, maior são as emoções positivas sentidas perante um produto valorizado, fazendo
com que haja uma maior tendência de compra por impulso. O desconto despoletou ainda mais
este impulso de compra e verificou-se uma apropriação da marca pelo o grupo.
Language:
Portuguese
No. of pages:
40