Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > O impulso da pertença: a influência da identidade social na compra por impulso de jovens portugueses/as
Publication

O impulso da pertença: a influência da identidade social na compra por impulso de jovens portugueses/as

Title
O impulso da pertença: a influência da identidade social na compra por impulso de jovens portugueses/as
Type
Thesis
Year
2018-11-12
Authors
Ana Rita Braga Gonçalves
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): A compra por impulso tornou-se um tema pertinente no âmbito da área do comportamento do consumidor, já que é complexa, de ampla ação e com variadas influências, que podem prender-se com inúmeros fatores, como o desconto do produto ou a sua marca. Esta forma de compra que deriva de uma resposta emocional tendencialmente positiva, não é a mesma para todas as idades, sendo a população jovem mais propensa a fazê-lo em função da sua pertença a um determinado grupo social. No entanto, ainda está longe de ser um tema esgotado pela comunidade científica. Este estudo tem por objetivo entender qual o efeito desempenhado pela cotação de um produto de uma determinada marca e pelo seu desconto na tendência a comprar por impulso em jovens Portugueses/as, entre os 18 e os 25 anos, considerando a sua identidade social com este grupo, bem como se essa mesma tendência é influenciada pelas emoções positivas sentidas face ao cenário de compra, e, ainda, se a atitude face à marca influencia esta tendência. Para isso, foi conduzido um estudo experimental com 545 jovens, que responderam a um questionário online sobre um cenário experimental de compra de sapatilhas da marca Adidas. Os resultados indicaram que quanto maior a identificação com os/as jovens Portugueses/as, maior são as emoções positivas sentidas perante um produto valorizado, fazendo com que haja uma maior tendência de compra por impulso. O desconto despoletou ainda mais este impulso de compra e verificou-se uma apropriação da marca pelo o grupo.
Language: Portuguese
No. of pages: 40
Documents
File name Description Size
Ana Rita Braga Gonçalves O impulso da pertença: a influência da identidade social na compra por impulso de jovens portugueses/as 545.21 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-17 at 22:51:02 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book