Resumo (PT):
O Ensino Superior tem sofrido transformações significativas, relacionadas,
principalmente, com uma lógica neoliberal e os seus efeitos nas universidades. A demanda pela
massificação do ensino superior e o imperativo da empregabilidade, por exemplo, implicam
novas exigências. Em um mundo baseado na economia do conhecimento, as universidades
interferem e são influenciadas pela globalização. Novos desafios são impostos à universidade,
considerando as tendências e necessidades do mercado. A produção do conhecimento se
alterou, estando cada vez mais relacionada com a sua relevância, utilidade e aplicabilidade. As
universidades se preocupam com economia e eficiência, no contexto de um capitalismo
académico. As novas exigências que são feitas à Universidade implicam mudanças no dia a dia
académico. O trabalho dos professores passa a ser associado a uma lógica de competitividade,
com ênfase em performance e em resultados imediatos. A intensificação do trabalho emerge
como cenário da docência universitária. Considerando que, em decorrência dessas
transformações, a identidade dos professores sofre uma reconstrução, o presente estudo procura
compreender a construção da identidade académica no contexto de constantes mudanças,
discutindo aspetos que afetam o trabalho, a atividade, a profissão e a identidade académica. A
investigação recorre a um estudo multicasos, envolvendo a área de Pedagogia de uma
universidade pública no Brasil e a área de Ciências da Educação de uma universidade pública
em Portugal. Foram realizadas 13 entrevistas de tipo biográfico com professores brasileiros e
10 entrevistas com professores portugueses. São apresentados 23 relatos biográficos assim
como uma discussão dos resultados da análise das 23 entrevistas. A discussão de resultados
realça diferentes aspetos que contribuem para a construção da identidade docente nos percursos
dos professores, como a família, a escolarização e a formação inicial e avançada. Também se
destacam as relações com os pares, os estudantes, a comunidade, o conhecimento e a instituição
como essenciais para a docência. Identificamos, no contexto atual, a fragmentação da
identidade académica, a partir da intensificação do trabalho docente, da burocratização e de
uma cada vez maior avaliação do trabalho que enfatiza a publicação. O estudo enumera algumas
narrativas sobre as dimensões da docência, as expetativas da profissão e a resistência às
transformações atuais. A identidade desejada pelos professores pretende uma articulação entre
as dimensões da docência, principalmente entre ensino e investigação, para um trabalho mais
articulado e coerente e de melhor qualidade na investigação, na formação dos estudantes e no
trabalho da universidade para a comunidade
Language:
Portuguese
No. of pages:
343