Resumo (PT):
Este trabalho aborda a intervenção com menores delinquentes, bem como o papel da
educação no seu processo de reintegração social. Visa, considerando os dados da reincidência
social, ler o quotidiano de um Centro Educativo localizado no Norte de Portugal à luz da
literatura sobre a intervenção e reinserção de menores delinquentes. Através de uma análise
qualitativa, analisam-se os fatores de risco associados à reincidência e a forma como são
trabalhados ao longo da intervenção. Ao mesmo tempo, analisa-se e aprofunda-se a questão
dos fatores de proteção e a forma como estes são trabalhados e potenciados para inverter a
trajetória do jovem, bem como o papel ocupado pela educação na possível inversão do
comportamento delinquente.
Outro foco de investigação foi o trabalho desenvolvido pelos Centros Educativos e
pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais após a saída do jovem do Centro.
Constatou-se que a falta de estruturas de continuidade influencia a reintegração social do
jovem. Para além da falta de estruturas de continuidade, influenciam ainda o sucesso da
reintegração social do jovem a falta de apoio familiar, a ausência de um projeto de vida, o
regresso ao seu antigo grupo de pares e, talvez o mais importante de todos os fatores, a falta
de oportunidades. Para além disto, verifica-se que a educação se apresenta, por um lado, como
um fator de risco devido aos altos valores de absentismo, por outro, no momento da saída, e
tendo em conta a idade dos jovens, apresenta-se como um fator de proteção. Contudo, apesar
da escola assumir um importante papel, constata-se a existência de um amplo espaço para
melhorias na relação entre a escola e os jovens.
Language:
Portuguese
No. of pages:
148