Resumo (PT):
A temática da Gestão do Conhecimento nas organizações constitui-se como uma
problemática recente, tendo passado a ser discutida mais intensamente a partir da década
de 1990, devido à tomada de consciência de que tanto os processos de reforma como os
processos de mobilidade de trabalhadores podem acarretar uma perda de conhecimento
especializado. Assim, a partir desta altura, a literatura científica e as políticas de recursos
humanos começaram a debruçar-se sobre os processos de transmissão e de retenção de
conhecimentos dentro das organizações.
Nesta pesquisa estuda-se, precisamente os processos de transmissão de
conhecimentos, mas em situações de trabalho onde o recurso ao trabalho sazonal é uma
constante. O sector escolhido para desenvolver este estudo foi a Indústria Transformadora
da Pesca, mais concretamente no setor de produtos congelados. Este setor, estreitamente
dependente do setor da pesca, tem picos de trabalho entre maio e novembro,
correspondendo precisamente aos meses em que existe um maior volume de peixe
capturado.
Os objetivos formulados para este trabalho, organizados sob a forma de questões
de investigação, foram os seguintes: 1) Como se caracteriza a situação de trabalho que
requer, por vezes, o recurso ao trabalho sazonal? 2) De que forma e que conhecimentos
são transmitidos aos trabalhadores que são contratados para reforçar a equipa em
momentos de aumento da produção?
O estudo foi realizado junto de 4 participantes, trabalhadores de uma empresa de
congelação de peixe do norte do país, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo
masculino. Para a recolha da informação recorreu-se a observações do processo de
congelação com registo de verbalizações espontâneas, realização de entrevistas
individuais aplicação do questionário INSAT sob a forma de entrevista e análise de
documental.
Os resultados indicam que o processo de transmissão de conhecimentos na
integração de trabalhadores que vêm preencher as necessidades associadas aos aumentos
de produção sazonal, é feito pelos trabalhadores efetivos, que num curto espaço de tempo
explicam o essencial das tarefas que consideram menos exigente para quem vai se inicia
na atividade. Estes trabalhadores não reproduzem o modelo que foi utilizado no momento
em que eles próprios aprenderam a realizar o trabalho, por considerarem muito exigente
em termos físicos e conduzir, em alguns casos, ao abandono precoce dos trabalhadores
sazonais. Mas esta opção gera um dilema: apesar de procurarem desta forma preservar a
saúde e a permanência dos trabalhadores sazonais na atividade, as tarefas que lhes são
agora atribuídas são também aquelas que podem ter mais impactos negativos para a
produção. A gestão das dificuldades sentidas pelos novatos, é então feita de forma
casuística, perante situações concretas de insucesso.
A não existência de documentos de suporte a estes processos de transmissão e a
análise realizada nesta empresa, permitiu a sistematização de um instrumento de apoio
aos processos de transmissão, que se espera que ajude a formalizar algumas práticas e a
sinalizar a importância de não deixar ao acaso a formação destes novos trabalhadores,
ainda que permaneçam por curtos períodos de tempo.
Language:
Portuguese
No. of pages:
84