Resumo (PT):
O presente estudo pretende analisar as relações entre a empatia das crianças, a
relação professor-aluno e os comportamentos de aprendizagem das crianças em sala de
aula. Os dados utilizados no estudo foram recolhidos durante o ano de 2017. Participaram
107 crianças e 48 professores, de escolas públicas e privadas, do distrito do Porto. Foram
utilizados três instrumentos para a avaliação dos domínios inerentes ao estudo: O Bryant
Empathy Index (BEI; Bryant, 1982) - que se destina à avaliação da empatia das crianças
-, a escala de Comportamentos de aprendizagem em sala de aula (C.A.S; Cooper &
Farran, 1991), que faz parte da escala Cooper-Farran Behavioral Rating Scale (CFBRS,
Cooper & Farran, 1988) – que avalia os comportamentos de aprendizagem das crianças
em sala de aula – e, por último, o Student-Teacher Relationship Scale (STRS; Pianta,
2001) –, que se destina à avaliação da relação professor-aluno. Os dois primeiros
instrumentos – BEI e C.A.S. – foram utilizados pela primeira vez em Portugal no presente
estudo. Foi ainda utilizado um questionário para recolha de dados sociodemográficos do
professor e dados caracterizadores da sua turma.
Foram encontradas associações positivas entre a relação professor-aluno e os
comportamentos de aprendizagem das crianças em sala de aula, destacando o facto de
que a existência de relações próximas entre professor e aluno se encontra positivamente
associada à adoção de comportamentos de aprendizagem adequados por parte dos alunos.
Pelo contrário, relações de conflito e dependência entre professor e aluno evidenciam
menos comportamentos de aprendizagem adequados por parte dos alunos. No que
concerne à associação entre empatia e relação professor-aluno, foi encontrada uma
correlação positiva entre uma relação professor-aluno de proximidade e a dimensão de
tristeza empática da escala de empatia, o que evidencia que crianças que apresentem mais
reações de tristeza empática tendem a ter também relações de maior proximidade com os
seus professores. Por fim, foi rejeitada a hipótese da existência de uma associação entre
a empatia e os comportamentos de aprendizagem em sala de aula por parte das crianças.
Os resultados refletem a importância da empatia no desenvolvimento de relações
professor-aluno positivas. Os resultados apontam ainda para uma associação significativa
entre relações de proximidade entre professor-aluno e a capacidade das crianças ouvirem,
seguirem instruções, manterem-se focadas na tarefa e trabalharem de forma independente
em sala de aula.
Language:
Portuguese
No. of pages:
47