Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Publication

Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula

Title
Empatia, relação professor-aluno e comportamentos de aprendizagem em sala de aula
Type
Thesis
Year
2018-07-06
Authors
Bárbara Rocha Dias
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Psychology
Other information
Resumo (PT): O presente estudo pretende analisar as relações entre a empatia das crianças, a relação professor-aluno e os comportamentos de aprendizagem das crianças em sala de aula. Os dados utilizados no estudo foram recolhidos durante o ano de 2017. Participaram 107 crianças e 48 professores, de escolas públicas e privadas, do distrito do Porto. Foram utilizados três instrumentos para a avaliação dos domínios inerentes ao estudo: O Bryant Empathy Index (BEI; Bryant, 1982) - que se destina à avaliação da empatia das crianças -, a escala de Comportamentos de aprendizagem em sala de aula (C.A.S; Cooper & Farran, 1991), que faz parte da escala Cooper-Farran Behavioral Rating Scale (CFBRS, Cooper & Farran, 1988) – que avalia os comportamentos de aprendizagem das crianças em sala de aula – e, por último, o Student-Teacher Relationship Scale (STRS; Pianta, 2001) –, que se destina à avaliação da relação professor-aluno. Os dois primeiros instrumentos – BEI e C.A.S. – foram utilizados pela primeira vez em Portugal no presente estudo. Foi ainda utilizado um questionário para recolha de dados sociodemográficos do professor e dados caracterizadores da sua turma. Foram encontradas associações positivas entre a relação professor-aluno e os comportamentos de aprendizagem das crianças em sala de aula, destacando o facto de que a existência de relações próximas entre professor e aluno se encontra positivamente associada à adoção de comportamentos de aprendizagem adequados por parte dos alunos. Pelo contrário, relações de conflito e dependência entre professor e aluno evidenciam menos comportamentos de aprendizagem adequados por parte dos alunos. No que concerne à associação entre empatia e relação professor-aluno, foi encontrada uma correlação positiva entre uma relação professor-aluno de proximidade e a dimensão de tristeza empática da escala de empatia, o que evidencia que crianças que apresentem mais reações de tristeza empática tendem a ter também relações de maior proximidade com os seus professores. Por fim, foi rejeitada a hipótese da existência de uma associação entre a empatia e os comportamentos de aprendizagem em sala de aula por parte das crianças. Os resultados refletem a importância da empatia no desenvolvimento de relações professor-aluno positivas. Os resultados apontam ainda para uma associação significativa entre relações de proximidade entre professor-aluno e a capacidade das crianças ouvirem, seguirem instruções, manterem-se focadas na tarefa e trabalharem de forma independente em sala de aula.
Language: Portuguese
No. of pages: 47
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-11-01 at 08:15:01 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book