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Publication

A educação bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de caso

Title
A educação bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de caso
Type
Thesis
Year
2017-11-13
Authors
Kamilla Silva Pedroso
(Author)
FPCEUP
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Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender a proposta de Educação Bilingue visando a valorização da diversidade cultural e o acesso ao currículo dos alunos Surdos dentro do contexto das escolas de referência para a educação bilingue de alunos Surdos, as EREBAS. O quadro teórico do nosso estudo assenta no paradigma sócio antropológico da surdez, no qual o sujeito Surdo é reconhecido como diferente e não como deficiente, sendo assim considerado e respeitado como membro de uma comunidade linguística e cultural minoritária. A escola, por sua vez, é compreendida como uma instituição de socialização cultural e tem como objetivo proporcionar a possibilidade dos seus alunos realizarem aprendizagens significativas. Numa perspectiva de educação bilingue, portanto, compete à escola promover aprendizagens em ambientes bilingues possibilitando aos alunos Surdos o domínio da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e da Língua Portuguesa (LP) na sua modalidade escrita e, eventualmente, falada. Procurou-se neste estudo, contribuir para a discussão a respeito de como as EREBAS promovem o acesso ao currículo dos sujeitos Surdos, através da proposta de educação bilingue estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3/2008, visando, do mesmo modo, a valorização da diversidade cultural em contexto. A investigação adota o paradigma fenomenológico-interpretativo como a abordagem que legitima o estudo de caso produzido, o qual se construiu a partir da observação cotidiana em duas salas de aula e de entrevistas com os sujeitos presentes no contexto, sendo eles professores Surdos e ouvintes. Os resultados do estudo revelam a necessidade da promoção do acesso ao currículo tendo como princípio a valorização da diversidade cultural existente no contexto escolar, assente num trabalho responsável e interdisciplinar entre professores Surdos e ouvintes, onde o diálogo possibilite um sentido sincero e efetivo de partilha. Além do privilégio de se poderem compartilhar as experiências docentes, e do enriquecimento pedagógico que proporcionam, estas poderão contribuir para a formação efetiva de uma vivência comunitária bilingue e bicultual dentro do contexto escolar.
Language: Portuguese
No. of pages: 147
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