Resumo (PT):
No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com o
objetivo de compreender a proposta de Educação Bilingue visando a valorização da
diversidade cultural e o acesso ao currículo dos alunos Surdos dentro do contexto das escolas
de referência para a educação bilingue de alunos Surdos, as EREBAS.
O quadro teórico do nosso estudo assenta no paradigma sócio antropológico da surdez,
no qual o sujeito Surdo é reconhecido como diferente e não como deficiente, sendo assim
considerado e respeitado como membro de uma comunidade linguística e cultural minoritária.
A escola, por sua vez, é compreendida como uma instituição de socialização cultural e
tem como objetivo proporcionar a possibilidade dos seus alunos realizarem aprendizagens
significativas. Numa perspectiva de educação bilingue, portanto, compete à escola promover
aprendizagens em ambientes bilingues possibilitando aos alunos Surdos o domínio da Língua
Gestual Portuguesa (LGP) e da Língua Portuguesa (LP) na sua modalidade escrita e,
eventualmente, falada.
Procurou-se neste estudo, contribuir para a discussão a respeito de como as EREBAS
promovem o acesso ao currículo dos sujeitos Surdos, através da proposta de educação
bilingue estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3/2008, visando, do mesmo modo, a valorização da
diversidade cultural em contexto.
A investigação adota o paradigma fenomenológico-interpretativo como a abordagem
que legitima o estudo de caso produzido, o qual se construiu a partir da observação cotidiana
em duas salas de aula e de entrevistas com os sujeitos presentes no contexto, sendo eles
professores Surdos e ouvintes.
Os resultados do estudo revelam a necessidade da promoção do acesso ao currículo
tendo como princípio a valorização da diversidade cultural existente no contexto escolar,
assente num trabalho responsável e interdisciplinar entre professores Surdos e ouvintes, onde
o diálogo possibilite um sentido sincero e efetivo de partilha. Além do privilégio de se
poderem compartilhar as experiências docentes, e do enriquecimento pedagógico que
proporcionam, estas poderão contribuir para a formação efetiva de uma vivência comunitária
bilingue e bicultual dentro do contexto escolar.
Language:
Portuguese
No. of pages:
147