Resumo (PT):
Existem alguns estudos que até ao momento tentaram compreender o efeito do
conflito na conciliação do trabalho e da família das figuras parentais nos Comportamentos
de Externalização (CE) das crianças em idade pré-escolar. Contudo, poucos se focaram no
papel do stress parental nesta associação, fazendo uso do casal de duplo emprego/rendimento
como uma unidade de análise diádica. Apesar da escassez relativamente a este tema, alguns
estudos demonstraram que o stress parental afeta o bem-estar físico e psicológico do pai e
da mãe, assim como as suas competências parentais que, por sua vez, podem afetar o
desenvolvimento da criança. O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito do
conflito na conciliação trabalho-família nas direções trabalho-família e família-trabalho,
designado aqui de Conflito Geral (CG), o Conflito Trabalho-Família (CTF) e o Conflito
Família-Trabalho (CFT) das figuras parentais no desenvolvimento dos CE das crianças,
assim como o efeito de mediação do Stress Paterno (SP) e Stress Materno (SM) nesta
associação. Recorreu-se a uma amostra diádica constituída por 346 casais de duplo
rendimento, residentes no distrito do Porto e recolhida no âmbito do Projeto
(RE)CONCILIAR: Impacto da Conciliação Trabalho-Família na Parentalidade e no
Desenvolvimento das Crianças, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(PTDC/MHCCED/5218/2012). A análise dos resultados foi realizada aplicando o programa
PROCESS (Hayes, 2013). Os efeitos mediadores encontrados comprovaram que o CG, o
CTF e o CFT do pai e da mãe têm um efeito no CE da criança por meio do stress parental
que cada um manifesta. Os resultados encontrados suportam a literatura existente acerca do
impacto da dificuldade de conciliação das figuras parentais e do stress parental nos CE das
crianças em idade pré-escolar.
Language:
Portuguese
No. of pages:
46