Resumo (PT):
A sexualidade adolescente tem recebido bastante atenção por parte dos
investigadores, especialmente desde que se adotou uma conceção mais positiva e
desenvolvimental da mesma. Surgem, nomeadamente, diversas revisões sistemáticas neste
domínio, contudo nenhuma dessas revisões procurou explorar se essa conceção holística é
realmente aplicada. Neste sentido, este estudo tem como objetivo rever de forma sistemática
investigações em que o objeto considere as variáveis psicológicas associadas à sexualidade
na adolescência, de forma a efetuar uma análise crítica das opções concetuais e
metodológicas adotadas no domínio e das implicações dessas opções na prática da ES.
A pesquisa cingiu-se ao ano de 2016 e foi efetuada através de bases de dados,
integradas na EBSCO, relacionadas com a psicologia. Através das palavras-chave
estabelecidas foram identificados 1444 artigos, dos quais 173 foram selecionados para
análise, tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos.
Os resultados demonstraram que apenas dois estudos definiram de forma explícita o
construto sexualidade. A concetualização nos restantes estudos foi deduzida através dos seus
objetivos e variáveis, tendo-se verificado uma enfâse nos comportamentos sexuais, mas
também a emergência de novos temas associados à mesma. No que diz respeito à
operacionalização do construto, constatou-se que a maioria das investigações utilizou um
design quantitativo e transversal, tendo recorrido a questionários de autorrelato com questões
elaboradas pelos autores. Além disso, foi possível perceber que os estudos
operacionalizaram diferentes componentes da sexualidade adolescente através das mesmas
variáveis, que por sua vez, privilegiam a sua componente de risco. Neste sentido, ainda é
incipiente uma visão global e holística da sexualidade adolescente nos estudos revistos o que
acarreta consequências na pratica da ES que, consequentemente, se revela parcial.
Deste modo, parece importante que investigações futuras adotem uma
concetualização e operacionalização mais holística da sexualidade adolescente, tendo em
conta uma perspetiva positiva e normativa da mesma, bem como as suas componentes
psicológicas, desenvolvimentais e contextuais. Só através desta linha de investigação será
possível colocar em prática a ES de uma forma plena, eficaz e compreensiva.
Language:
Portuguese
No. of pages:
136