Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
O presente trabalho contém uma parte dos resultados de um projeto da investigação
titulado A literacia informacional no Espaço Europeu do Ensino Superior: estudo da situação das
competências da informação em Portugal (eLi.pt) e financiado pela Fundação para a Ciência e a
Tecnologia. No mesmo se estuda o nível de competências informacionais dos estudantes portugueses
da universidade e de ensino secundário. Nesta abordagem inicial se oferecem os dados do inquérito
aplicado a uma amostra composta por 1624 estudantes matriculados em instituições de ensino do
Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco e Lisboa. Destes, 1242 são alunos do
ensino superior enquanto os restantes 346 frequentam o secundário. Tendo em conta as especificidades
de cada um destes grupos de ensino, foram construídas duas versões do inquérito, pensadas
propositadamente para os dois diferentes contextos abordados. Nestes primeiros resultados,
deparamo-nos com um nível muito deficiente de competências cognitivas quanto à seleção, pesquisa,
elaboração e filtragem de informação e deparamo-nos ainda com a carência de uma política educacional
e bibliotecária/informacional que enquadre melhor e estimule uma adequada performance por parte
dos estudantes. Daí a importância e utilidade do modelo eLit.pt que visa mostrar e operacionalizar a
articulação das competências cognitivas no âmbito do comportamento informacional e articular o
papel das bibliotecas (escolares, públicas e universitárias) os professores, o sistema de ensino e os
¿grupos informais¿.
Abstract (EN):
The present work contains part of the results of a research project entitled ¿The
information literacy in the European Higher Education: study of the situation of information skills in
Portugal (eLi.pt)¿ that was funded by the Foundation for Science and Technology. In it is studied the
level of information literacy of Portuguese university students and secondary school. In this initial
approach we present data from the questionnaire applied to a sample of 1624 students from
educational institutions of Porto, Vila Real, Bragança, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco and Lisboa.
Of these, 1242 are students of higher education while the remaining 346 attend secondary school.
Taking into account the specificities of each of these educational groups, two versions of the
questionnaire were built, specifically designed for the two different contexts addressed. In these first
results, it can be seen a very poor level of cognitive skills to select, search, elaborate and filter
information as well as a lack of an educational and librarian/informational policy that better fits and
encourages an appropriate performance by students. Hence the importance and usefulness of eLit.pt
model that aims to show and to operationalize the articulation of cognitive skills in information
behavior and to articulate the role of libraries (school, public and university) teachers, education system
and "informal groups".
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific