Subject:
liderança ; macroequipa ; microequipa ; empreendedorismo social ; organizações
Resumo (PT):
No presente artigo mostramos como é representada coletivamente a liderança em organizações
socialmente empreendedoras. Partimos dos conceitos de macroequipa e microequipa.
Foram estudadas sete organizações que apresentam características socialmente empreendedoras,
dentro do panorama do terceiro setor. A investigação adotou uma metodologia
de cariz qualitativo, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e
coletivas, respetivamente junto de líderes de topo, de técnicos com funções de liderança,
de técnicos sem funções de liderança, e de trabalhadores de base. A análise indutiva dos
dados recolhidos permite realçar a importância dos comportamentos responsáveis, tanto
da parte dos que possuem funções de liderança como dos que não exercem essas funções.
Em geral, há uma representação indiciadora de perturbações no relacionamento com os
subordinados, quando os líderes de topo se mostram distantes do terreno operacional das
equipas (microequipas). Os líderes das microequipas, quando eficazes, são vistos como
facilitadores, promovendo a autonomia responsável dos membros da equipa.
Abstract (EN):
In this article, we show how team leadership is represented in nonprofit organizations. We
draw upon the concepts of macro-team and micro-team in the social entrepreneurial world.
We have studied seven socially enterprising organizations through semi-structured individual
and collective interviews with managers, technicians with and without supervisory functions,
and workers. The data discussed here underwent an inductive analysis based on the procedures
of grounded-theory. Data analysis indicates the importance of accountable workers both in
the macro and micro-team settings. In addition, top managers should be close to the workers
in the operational terrain, thus avoiding disruptions in its relations with subordinates. The
interviewees¿discourse also translate the need for the leader of micro-teams to act as a facilitator.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://hdl.handle.net/10316.2/39217