Resumo (PT):
Este artigo traça uma viagem pelos museus educativos europeus de Madrid, Paris, Bruxelas, Amsterdão e, por fim, Lisboa. Com base nas publicações de Álvaro Sampaio na revista Labor foi possível delinear um percurso pelos diversos museus pedagógicos e sistematizar dados ¿biográficos¿ destas instituições, no que se refere à sua data de criação, fundadores, fins a que se destinavam, objetivos, valências e acervos. Com base nos resultados desta viagem pedagógica, Álvaro Sampaio pode produzir, de modo fundamentado, uma opinião muito crítica em relação à inércia das autoridades portuguesas relativamente à criação de um espaço semelhante em Portugal. A sua opinião pouco abonatória do trabalho desenvolvido pelas estâncias governativas não era isolada, vindo na senda de outros autores que preconizavam, sugeriam e organizavam a informação necessária para se criarem estes espaços mesmo na mais pequena escola de província. Defensor acérrimo da indispensabilidade destes espaços, Sampaio e companhia haveriam de ter conhecimento da abertura da Biblioteca e Museu do Ensino Primário, instituído por decreto de 30 de março de 1933.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Eixo 8: Património, Museologia e Arquivo
No. of pages:
5