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Provas de Doutoramento em Psicologia - Tiago Daniel de Sousa Ferreira

02 de junho | 10h00 |

Provas de doutoramento no ramo de Psicologia, requeridas pela Mestre Tiago Daniel de Sousa Ferreira.

Apreciação da tese intitulada: "The development of foundational social skills in early childhood: the effect of child relationships with mother, father and teacher"
  • Doutora Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schöner
  • Doutora Karina Verschueren
  • Doutora Maria Manuela Pedro Veríssimo
  • Doutora Maria Paula Pinto da Rocha Mena Matos Husgën
  • Doutora Isabel Maria Salvador Macedo Pinto Abreu Lima
  • Doutora Joana Dias Cadima - orientadora

Esta prova irá realizar-se por videoconferência, ao abrigo do Despacho Reitoral n.º GR-06/03/2020 - COVID-19 - Medidas excecionais e temporárias no âmbito das Reuniões dos órgãos colegiais e de prestação de provas públicas, da Universidade do Porto. 
A sessão é aberta a todos os interessados através do seguinte Link:

Link de acesso: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97213143282




RESUMO: 

A primeira infância é um período crítico para a aquisição de habilidades sociais que influenciam a capacidade das crianças atingirem objetivos individuais na interação com os outros, simultaneamente formando e mantendo relacionamentos positivos. Regular emoções e processos cognitivos, bem como adotar comportamentos pró-sociais são consideradas habilidades sociais fundamentais que afetam o ajustamento e o bem-estar das crianças. Embora a investigação anterior aponte a influência da qualidade dos relacionamentos precoces das crianças com os seus cuidadores no desenvolvimento de habilidades sociais, os processos subjacentes a estas influências são ainda pouco conhecidos. Este trabalho investiga de que forma as interinfluências entre as relações mãe-, pai- e professor-criança contribuem para a auto-regulação e comportamento pró-social da criança na primeira infância.
Recolhemos dados de 360 crianças (46% meninas, Midade = 54.07 meses, SDidade = 10,67) provenientes de famílias de duplo emprego, seus pais e professores, e realizamos cinco estudos, dois com desenho metodológico transversal e três com desenho longitudinal. Os resultados contribuem para compreender como a auto-regulação e o comportamento pró-social se desenvolvem na primeira infância, clarificando as influências independentes e combinadas das relações com a mãe, pai e professor. Abordamos ainda as influências recíprocas entre relações envolvendo a criança e diferentes cuidadores, bem como os efeitos bidirecionais entre o comportamento das crianças e a qualidade dos relacionamentos com mães e professores. Por fim, analisamos os efeitos do conflito trabalho-família dos pais sobre a competência social das crianças, nomeadamente através do seu impacto negativo na qualidade das relações parentais. Globalmente, as evidências apresentadas neste trabalho são consistentes com uma visão bioecológica do desenvolvimento humano, enfatizando a importância de fatores contextuais para a qualidade das relações entre a criança e cuidadores, bem como as interconexões complexas envolvendo a criança e os relacionamentos com cuidadores em idades precoces.


ABSTRACT: 

Early childhood is a critical period for the acquisition of social skills that influence children’s ability to accomplish individual goals in social interaction while maintaining positive relationships. The ability to regulate emotions and cognition, and to behave prosocially are considered foundational social skills that affect children’s adjustment and well-being. Although previous research indicates that the quality of children’s early relationships with their caregivers influences social skills' development, the processes underlying these influences are less known. This work investigates how the interplay between mother-, father-, and teacher-child relationships contributes to children's self-regulation and prosocial behavior across early childhood.
We collected data from 360 children (46% girls, Mage = 54.07 months, SDage = 10.67) from dual-earner families, their parents, and teachers, and conducted five studies, two using a cross-sectional design and three using a longitudinal design. The results contribute to understand how self-regulation and prosocial behavior develop over early childhood, clarifying the independent and combined influences of mother-, father, and teacher-child relationships. Furthermore, we provide evidence for the interplay between different caregiving relationships and for the bidirectional effects between children’s behavior and the quality of relationships with mothers and teachers. Finally, we clarify the influences of parents’ work-family conflict on children’s social competence, namely through its negative impact on parent-child relationships' quality. Overall, these findings are consistent with a bioecological view of development, stressing the importance of contextual factors to caregiving relationships' quality and the complex interconnections between children and their relationships with early caregivers.


RÉSUMÉ: 

La petite enfance est une période critique pour l'acquisition de compétences sociales qui influencent la capacité des enfants d'atteindre leurs objectifs individuels dans l'interaction sociale tout en maintenant des relations positives. La capacité de réguler les émotions et la cognition et de se comporter de façon prosociale sont considérées comme des habiletés sociales fondamentales qui affectent l'adaptation et le bien-être des enfants. Bien que des recherches antérieures indiquent que la qualité des relations précoces des enfants avec les personnes qui s'occupent d'eux influence le développement des aptitudes sociales, les processus qui sous-tendent ces influences sont moins connus. Ce projet examine comment l'interaction entre les relations mère, père et enseignant-enfant contribue à l'autorégulation et au comportement prosocial des enfants dans la petite enfance.
Nous avons recueilli des données auprès de 360 enfants (46 % de filles, Mage = 54,07 mois, SDage = 10,67) de familles à double revenu, de leurs parents et de leurs enseignants, et nous avons mené cinq études, deux suivant un plan transversal et trois suivant un plan longitudinal. Les résultats contribuent à comprendre comment l'autorégulation et le comportement prosocial se développent au cours de la petite enfance, en clarifiant les influences indépendantes et combinées des relations entre la mère, le père et l'enseignant et les enfants. En outre, nous apportons des évidences de l'interaction entre les différentes relations de soins et des effets bidirectionnels entre le comportement des enfants et la qualité des relations avec les mères et les enseignants. Par fin, nous clarifions les influences du conflit travail-famille des parents sur la compétence sociale des enfants, notamment par son impact négatif sur la qualité des relations parents-enfants. Dans l'ensemble, ces résultats concordent avec une vision bio-écologique du développement, soulignant l'importance des facteurs contextuels pour la qualité des relations de soins et les interconnexions complexes entre les enfants et leurs relations avec les premiers fournisseurs de soins.

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