Code: | E512 | Acronym: | SIMF2 |
Keywords | |
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Classification | Keyword |
OFICIAL | Social Pedagogy |
Active? | Yes |
Web Page: | http:///sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406224 |
Responsible unit: | Education Sciences |
Course/CS Responsible: | First degree in Educational Sciences |
Acronym | No. of Students | Study Plan | Curricular Years | Credits UCN | Credits ECTS | Contact hours | Total Time |
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LCED | 39 | Official Curricular Structure | 3 | - | 9 | 85 | 243 |
OBJECTIVES
Accionar quadros de leitura das Ciências da Educação, nas áreas de exercício profissional (Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local; Educação, Cidadanias e Proteção Social; Escola e Gestão Educacional; Educação e Contextos de Cultura e Lazer) e relativos a públicos diversos
Saber contactar contextos e instituições de natureza formal, não formal e informal, recolhendo, selecionando, analisando e interpretando informação de natureza vária
Produzir uma reflexão estruturada relativa a: contextos, projectos e programas no âmbito da educação escolar e ao longo da vida, formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local, cultura, herança cultural, ambiente e lazer
Produzir e comunicar informação argumentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo, sob a forma oral e escrita, através de comunicações e da elaboração de relatórios.
COMPETENCES
- Problematizar e produzir uma reflexão estruturada acerca de informação relativa a contextos, projectos e programas no âmbito da Educação ao Longo da Vida, da formação de profissionais do desenvolvimento humano, do desenvolvimento pessoal e social, da animação e da intervenção comunitária e do desenvolvimento local (em contextos de educação formal, não formal e informal);
- Recolher, selecionar, analisar e interpretar informação pertinente
LEARNING OUTCOMES
- Produzir e comunicar informação relativa a contextos, projectos e programas de educação formal, não formal e informal
- Construir uma argumentação fundamentada que considere os aspectos científicos, éticos e sociais relevantes para o campo educativo.
Os conteúdos programáticos refletem as dimensões teórico-concetuais e metodológicas das diferentes áreas.
I. Apresentação das áreas de profissionalização em educação/formação: campos e problemáticasA metodologia de ensino compreende um tempo de contacto de natureza teórica, destinado à exposição dos conteúdos programáticos de cada área, e um tempo de contacto de seminário tutorial destinado: à supervisão do trabalho de campo, à reflexão sobre a informação recolhida e produzida e à orientação do relatório a produzir para a avaliação.
A modalidade de avaliação é a distribuída sem exame final, pressupondo o cumprimento da assiduidade.
São elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário tutorial;
2. Relatório final.
designation | Weight (%) |
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Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
designation | Time (hours) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 25,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho de investigação | 25,00 |
Total: | 165,00 |
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
Elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário de acompanhamento ou de tutoria;
2. Relatório de grupo. Este relatório deve identificar problemáticas específicas das áreas de profissionalização, sustentadas no trabalho de campo desenvolvido (contacto exploratório com instituições, profissionais, programas, projectos...)
Cada um destes elementos da avaliação distribuída será classificado numa escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 60% para o relatório final, 40% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de seminário de acompanhamento e de tutoria.
Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objecto de reformulação e de posterior entrega na época de de recurso.
Não se aplica
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos na Lei e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final.