Code: | E512 | Acronym: | SIMF2 |
Keywords | |
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Classification | Keyword |
OFICIAL | Social Pedagogy |
Active? | Yes |
Responsible unit: | Education Sciences |
Course/CS Responsible: | First degree in Educational Sciences |
Acronym | No. of Students | Study Plan | Curricular Years | Credits UCN | Credits ECTS | Contact hours | Total Time |
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LCED | 63 | Official Curricular Structure | 3 | - | 9 | 85 | 243 |
OBJECTIVES
COMPETENCES
LEARNING OUTCOMES
I. Apresentação das áreas de profissionalização em educação/formação: temas, problemas e contextos
1.1. Educação/Formação de Adultos e Desenvolvimento Local
1.2. Educação, Cidadania e Proteção Social
1.3. Escola e Gestão Educacional
1.4. Educação e Contextos de Cultura e Lazer
II. Trabalho de Campo com Seminário de acompanhamento
Exposição
Trabalho de campo
Orientação tutorial
designation | Weight (%) |
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Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
designation | Time (hours) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 50,00 |
Estudo autónomo | 105,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho de campo | 18,00 |
Trabalho de investigação | 25,00 |
Total: | 243,00 |
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
Elementos da avaliação distribuída:
1. Elementos requeridos e produzidos individualmente para as sessões de seminário de acompanhamento ou de tutoria;
2. Relatório de grupo. Este relatório deve identificar problemáticas específicas das áreas de profissionalização, sustentadas no trabalho de campo desenvolvido (contacto exploratório com instituições, profissionais, programas, projectos...)
Cada um destes elementos da avaliação distribuída será classificado numa escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 60% para o relatório final, 40% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de seminário de acompanhamento e de tutoria.
Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objecto de reformulação e de posterior entrega na época de de recurso.
Não se aplica
Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.
A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos na Lei e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final.
1. Esta uc é assegurada por uma equipa de 4 docentes, sendo cada um deles responsável por uma área de profissionalização;
2.O Seminário organiza-se internamente de acordo com dois tipos de trabalho pedagógico por área:
- num primeiro momento, de caráter expositivo, proceder-se-á à apresentação de cada uma das áreas de profissionalização em Ciências da Educação (temas, problemas e contextos) (1 aula por área para a totalidade dos estudantes).
- num segundo momento, de trabalho de campo com seminário de acompanhamento e/ou orientação tutorial, os estudantes estarão alocados às diferentes áreas.
3. Após as aulas de apresentação das 4 áreas de profissionalização, os estudantes serão distribuídos equitativamente pelas áreas para o desenvolvimento do trabalho de campo. Sendo necessário, a distribuição de estudantes pelas áreas de profissionalização obedece às normas estabelecidas pelo Conselho Pedagógico da FPCEUP;
4. Esta uc tem precedência relativamente ao SIMF do 6º semestre.
5. Considerando a articulação desejada entre o Seminário do 5º e 6º semestres, espera-se que no final desta unidade curricular, esteja realizada a identificação da instituição onde se realizará a Unidade de Contacto com o Exterior (SIMF do 6º semestre).