Curriculum, Educational Management and Evaluation
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| OFICIAL |
Educational Sciences |
Instance: 2008/2009 - 2S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Mandatory literature
ALAIZ, Vítor, GÓIS, Eunice, GONÇALVES, Conceição (2003). ; Auto-avaliação de escolas. Pensar e praticar. , Porto: Edições ASA., 2003
AZEVEDO, José Mª ; “Avaliação das escolas: fundamentar modelos e operacionalizar processos”, in CNE, Avaliação das escolas. Modelos e processos. , Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 13-95, (2005).
-COLÁS BRAVO, Pilar ; Evaluación de Programas. , Sevilha: Kronos, p. 113 e p. 231., (1993)
-ESTÊVÃO, Carlos ; Educação, Justiça e Autonomia – Os Lugares da Escola e o Bem Educativo. , Porto: Edições ASA. , (2004)
FERNANDES, António S. ; “Descentralização, desconcentração e autonomia dos sistemas educativos: uma panorâmica europeia”, in FORMOSINHO, João et al. Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. , Porto: Edições Asa, pp. 53-89., (2005).
FERNANDES, Preciosa ; "Perspectivas curriculares de suporte ao Ensino Básico no Sistema Educativo Português (1989-2005)". In Políticas Educativas e Dinâmicas Curriculares em Portugal e no Brasil ., Porto: LIVPSIC, pp. 35-53., (2007).
FERREIRA, Elisabete ; “A Autonomia da Escola Pública: A Lenda da Estátua com Pés de Barro”., Educação, Sociedade & Culturas, 22, 133-152., (2004).
FERREIRA, Elisabete ; (D)Enunciar a Autonomia – Contributos para a Compreensão da Génese e da Construção da Autonomia na Escola Secundária. , Porto: FPCE – Universidade do Porto. Tese de Doutoramento, doc. policopiado., (2007).
- LEITE, Carlinda; “O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo. , S. Paulo: Papirus Editora, pp. 45-64, (2001).
-LEITE, Carlinda ; “A territorialização das políticas e das práticas educativas”. In Leite, C. (org.). Mudanças Curriculares em Portugal. Transição para o século XXI., Porto: Porto Editora, pp. 15-32., (2006).
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos – de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in Leite, Carlinda e Lopes Mª Amélia (org.). Escola, Currículo e Formação de Identidades. , Porto: Edições Asa., (2007).
LIMA, Licínio ; Compreender a Escola – Perspectivas de Análise Organizacional. , Porto: Edições Asa., (2006).
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Attendance (estimated) |
Participação presencial |
104,00 |
|
|
|
Teste |
5,00 |
|
|
|
Trabalho laboratorial |
10,00 |
|
|
|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
20,00 |
|
|
|
Participação presencial |
8,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Amount of time allocated to each course unit
| Description |
Type |
Time (hours) |
End date |
|
Estudo autónomo |
15 |
|
|
Total: |
15,00 |
|