Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > DE303

Curriculum, Educational Management and Evaluation

Code: DE303     Acronym: CGAE

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Educational Sciences

Instance: 2008/2009 - 2S

Active? Yes
Responsible unit: Education Sciences
Course/CS Responsible: Master Degree in Educational Sciences

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
MCED 11 Official Curricular Structure 1 - 12 -

Teaching language

Portuguese

Mandatory literature

ALAIZ, Vítor, GÓIS, Eunice, GONÇALVES, Conceição (2003). ; Auto-avaliação de escolas. Pensar e praticar. , Porto: Edições ASA., 2003
AZEVEDO, José Mª ; “Avaliação das escolas: fundamentar modelos e operacionalizar processos”, in CNE, Avaliação das escolas. Modelos e processos. , Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 13-95, (2005).
-COLÁS BRAVO, Pilar ; Evaluación de Programas. , Sevilha: Kronos, p. 113 e p. 231., (1993)
-ESTÊVÃO, Carlos ; Educação, Justiça e Autonomia – Os Lugares da Escola e o Bem Educativo. , Porto: Edições ASA. , (2004)
FERNANDES, António S. ; “Descentralização, desconcentração e autonomia dos sistemas educativos: uma panorâmica europeia”, in FORMOSINHO, João et al. Administração da Educação. Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. , Porto: Edições Asa, pp. 53-89., (2005).
FERNANDES, Preciosa ; "Perspectivas curriculares de suporte ao Ensino Básico no Sistema Educativo Português (1989-2005)". In Políticas Educativas e Dinâmicas Curriculares em Portugal e no Brasil ., Porto: LIVPSIC, pp. 35-53., (2007).
FERREIRA, Elisabete ; “A Autonomia da Escola Pública: A Lenda da Estátua com Pés de Barro”., Educação, Sociedade & Culturas, 22, 133-152., (2004).
FERREIRA, Elisabete ; (D)Enunciar a Autonomia – Contributos para a Compreensão da Génese e da Construção da Autonomia na Escola Secundária. , Porto: FPCE – Universidade do Porto. Tese de Doutoramento, doc. policopiado., (2007).
- LEITE, Carlinda; “O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo. , S. Paulo: Papirus Editora, pp. 45-64, (2001).
-LEITE, Carlinda ; “A territorialização das políticas e das práticas educativas”. In Leite, C. (org.). Mudanças Curriculares em Portugal. Transição para o século XXI., Porto: Porto Editora, pp. 15-32., (2006).
LEITE, Carlinda e FERNANDES, Preciosa ; “A organização das escolas por Agrupamentos – de uma autonomia prometida a uma prática comprometida”, in Leite, Carlinda e Lopes Mª Amélia (org.). Escola, Currículo e Formação de Identidades. , Porto: Edições Asa., (2007).
LIMA, Licínio ; Compreender a Escola – Perspectivas de Análise Organizacional. , Porto: Edições Asa., (2006).

Evaluation Type

Distributed evaluation with final exam

Assessment Components

Description Type Time (hours) Weight (%) End date
Attendance (estimated) Participação presencial 104,00
Teste 5,00
Trabalho laboratorial 10,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 20,00
Participação presencial 8,00
Total: - 0,00

Amount of time allocated to each course unit

Description Type Time (hours) End date
Estudo autónomo 15
Total: 15,00
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-12-03 at 07:23:44 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book