Curriculum Theory
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| OFICIAL |
Curricula Studies |
Instance: 2007/2008 - 2S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Mandatory literature
CONNEL, R. W; “La justicia curricular”, in Escuelas y justicia social, Madrid: Edições , 1997
DELORS, Jaques e al; “Os quatro pilares da educação”, in Educação um tesouro a descobrir, Ed. ASA, 1996
GIMENO SACRISTÁN, José ; A educação obrigatória e o optimismo em relação ao progresso”, in A educação obrigatória, Porto Editora, 2000
LEITE Carlinda e SILVA Donzília F; "O Desenvolvimento Curricular no quadro das Ciências da Educação - génese e estatuto", in: SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Actas do 1º Congresso de Ciências da Educação, Porto, 1991
LEITE Carlinda e TERRASÊCA Manuela ; Ser Professor/a num Contexto de Reforma, Ed. ASA, (1993
LEITE, Carlinda ; “Multiculturalismo e educação escolar - Cenários do passado e do presente, , Actas do III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , 1995
LEITE, Carlinda ; O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo, . Paulo: Papirus Editora, 2001
LEITE, Carlinda ; “Teorias curriculares. Até uma teoria crítica do currículo”, in LEITE, Carlinda, O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, (2002
LEITE, Carlinda ; “Os desafios de uma escola para todos numa sociedade multicultural”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003a)
LEITE Carlinda ; “Sinais e percursos da educação e do currículo, em Portugal, nas últimas décadas”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003b)
LEITE Carlinda; “O lugar das questões sobre o currículo nas Ciências da Educação”, Actas do VIII Congresso da SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , (2005)
LOFF, Manuel ; As políticas de construção do ensino básico em Portugal. Reforma, contra-reforma e modernização educativa através da obrigatoriedade escolar, 1910-1974”, in Pires, Eurico Lemos (org.). Educação básica. Reflexões e propostas, Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,, (1996)
PACHECO, José Augusto ; Estudos curriculares. Para uma compreensão crítica da educação, Porto: Porto Editora, , (2005)
TORRES SANTOMÉ, Jurjo ; “A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículo integrado”, in Silva, Luiz Heron e al. – org. – Novos mapas culturais. Novas perspectivas educacionais, Porto Alegre: editora Sulina, 1996
ZABALA, A. ; “A organização de conteúdos”, in A prática educativa. Como ensinar. , Porto Alegre: ARTMED, (1998)
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Subject Classes |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
|
Trabalho escrito |
36,00 |
|
|
|
Exame |
22,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Amount of time allocated to each course unit
| Description |
Type |
Time (hours) |
End date |
|
Estudo autónomo |
24 |
|
|
Total: |
24,00 |
|