Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > E201

Curriculum Theory

Code: E201     Acronym: TFC

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Curricula Studies

Instance: 2007/2008 - 2S

Active? Yes
Responsible unit: Education Sciences
Course/CS Responsible: First degree in Educational Sciences

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
LCE 1 Plano de transição 1 - 4,5 -
LCED 74 Official Curricular Structure 1 - 4,5 -

Teaching language

Portuguese

Mandatory literature

CONNEL, R. W; “La justicia curricular”, in Escuelas y justicia social, Madrid: Edições , 1997
DELORS, Jaques e al; “Os quatro pilares da educação”, in Educação um tesouro a descobrir, Ed. ASA, 1996
GIMENO SACRISTÁN, José ; A educação obrigatória e o optimismo em relação ao progresso”, in A educação obrigatória, Porto Editora, 2000
LEITE Carlinda e SILVA Donzília F; "O Desenvolvimento Curricular no quadro das Ciências da Educação - génese e estatuto", in: SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, Actas do 1º Congresso de Ciências da Educação, Porto, 1991
LEITE Carlinda e TERRASÊCA Manuela ; Ser Professor/a num Contexto de Reforma, Ed. ASA, (1993
LEITE, Carlinda ; “Multiculturalismo e educação escolar - Cenários do passado e do presente, , Actas do III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , 1995
LEITE, Carlinda ; O lugar da escola e do currículo na construção de uma educação intercultural”, in AAVV Ênfases e omissões no currículo, . Paulo: Papirus Editora, 2001
LEITE, Carlinda ; “Teorias curriculares. Até uma teoria crítica do currículo”, in LEITE, Carlinda, O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, (2002
LEITE, Carlinda ; “Os desafios de uma escola para todos numa sociedade multicultural”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003a)
LEITE Carlinda ; “Sinais e percursos da educação e do currículo, em Portugal, nas últimas décadas”, in Para uma escola curricularmente inteligente, ED ASA, (2003b)
LEITE Carlinda; “O lugar das questões sobre o currículo nas Ciências da Educação”, Actas do VIII Congresso da SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO , (2005)
LOFF, Manuel ; As políticas de construção do ensino básico em Portugal. Reforma, contra-reforma e modernização educativa através da obrigatoriedade escolar, 1910-1974”, in Pires, Eurico Lemos (org.). Educação básica. Reflexões e propostas, Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,, (1996)
PACHECO, José Augusto ; Estudos curriculares. Para uma compreensão crítica da educação, Porto: Porto Editora, , (2005)
TORRES SANTOMÉ, Jurjo ; “A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículo integrado”, in Silva, Luiz Heron e al. – org. – Novos mapas culturais. Novas perspectivas educacionais, Porto Alegre: editora Sulina, 1996
ZABALA, A. ; “A organização de conteúdos”, in A prática educativa. Como ensinar. , Porto Alegre: ARTMED, (1998)

Evaluation Type

Distributed evaluation with final exam

Assessment Components

Description Type Time (hours) Weight (%) End date
Subject Classes Participação presencial 39,00
Trabalho escrito 36,00
Exame 22,00
Total: - 0,00

Amount of time allocated to each course unit

Description Type Time (hours) End date
Estudo autónomo 24
Total: 24,00
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-11-20 at 16:02:39 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book