Resumo (PT):
Na cultura contemporânea da simulação, a presente comunicação tem como objectivo principal contribuir para a reflexão sobre a construção, reformulação e comutação de novas identidades em ambientes sociais online: “eus” ubíquos, plurais, reflexivos e hiper- modernos.
Na tentativa de chegar a algumas conclusões, propõe-se a discussão de novos paradigmas comunicacionais e de apropriação do espaço neste tipo de ambientes (e em particular em Second Life), procurando perceber como uma cultura de simulação se manifesta nesses contextos.
A discussão destes temas, conduzirá a algumas questões entendidas como fundamentais:
- Os novos paradigmas de percepção e de apropriação do espaço, ou de uma contemplação virtual mobilizada, permitirão detectar, em ambientes sociais online, novos modelos comunicacionais e de relações interpessoais?
- Serão esses paradigmas resultado de posturas hedonistas e hiper-modernas (enquanto pós-ideológicas) ou constituirão antes os pilares de ambientes colaborativos de construção de conhecimento e de cidadania?
- Confirmada a sua existência, transitarão esses modelos, experimentados online, para a RL (vida real) contemporânea, onde os (indivíduos) simuladores se constituem como “novos colonos”?
A presente comunicação tenta colocar à discussão a possível emergência de um processo de “colonização” online baseado na apropriação de um espaço de fluxos e de não-lugares e na construção de novos códigos comunicacionais, reconhecendo a existência de um processo de retro-alimentação que fará com que, na vida real, os “novos colonos” modifiquem as suas formas de comunicar e de formatar as suas relações interpessoais e espaciais.
Sustentando esta reflexão, parece ser pertinente a análise das noções de presença, de ilusão de vida e de entendimento do espaço enquanto meio. Os dados empíricos resultantes de experiências lectivas em Second Life tentarão ilustrar algumas das ideias anteriormente expostas, e fazem parte de um processo de investigação qualitativa online actualmente em curso.
Abstract (EN):
In contemporary culture of simulation, this communication aims at contributing to the debate on the construction, overhaul and new switching identities in online social environments, "selves" ubiquitous, plural, reflexive and hyper-modern.
In an attempt to come to some conclusions, it is proposed to discuss new paradigms of communication and appropriation of space in these environments (and in particular in Second Life), looking to see how a culture of simulation is manifested in these contexts.
A discussion of these issues will lead to some fundamental questions understood as:
- The new paradigms of perception and appropriation of space, or a virtual contemplation mobilized, will detect, in social environments online, new models of communication and interpersonal relations?
- Are these paradigms result of hedonistic attitudes and hyper-modern (post-ideological as) before or constitute the pillars of collaborative environments for knowledge building and citizenship?
- Confirmed the existence carried over these models, experienced online to RL (real life) contemporary, where (individuals) simulators are constituted as "new settlers"?
This communication tries to bring to the discussion the possible emergence of a process of "colonization" online based on ownership of a space of flows and non-places and the construction of new communication codes, recognizing the existence of a feedback process that will make in real life, the "new settlers" change their ways of communicating and format your interpersonal relationships and space.
Sustaining this reflection, it seems appropriate to analyze the notions of presence, illusion of life and understanding of space as a means. Empirical data derived from experience teaching in Second Life will attempt to illustrate some of the ideas outlined above, and are part of a qualitative online research process currently underway.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/5sopcom/article/vi
License type: