Resumo (PT):
O novo viaduto ferroviário na variante da Trofa da linha do Minho com 327 m de comprimento
foi construído a leste da actual estação da Trofa, junto à Igreja nova, pertencendo à empresa
de Rede Ferroviária Nacional, REFER, e tendo sido aberto dia 16 de Agosto de 2010.
O objectivo do Ensaio de Carga consiste em avaliar experimentalmente o comportamento
estrutural do viaduto sob acções de cargas circulantes seleccionadas, para estabelecer um
estado inicial de referência com vista a futuras avaliações e para verificar a conformidade
entre a resposta estrutural do viaduto construído com o projectado.
Pretende-se conhecer o desempenho da estrutura submetida a solicitações semelhantes às
acções a que vai estar sujeita durante a sua utilização corrente, em termos de comportamento
e deformabilidade. Para o efeito foi planeado e executado um Ensaio de Carga e um Ensaio
Ambiental, sendo a estrutura devidamente monitorizada para avaliar o seu comportamento.
No Ensaio de Carga foram observadas deformações e rotações das diversas secções
instrumentadas sob acção de diferentes veículos ferroviários, quer efectuando paragens em
secções críticas, quer obtendo as linhas de influência das cargas circulantes. No Ensaio
Ambiental foram observados os movimentos das juntas de dilatação e a temperatura em dois
pontos. Os resultados foram obtidos de forma automática, permitindo a observação em tempo
real das grandezas mais relevantes para avaliação do comportamento do viaduto.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
89