Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Project/Service Agreement:Camões IP - Estudo de caso no Bié

Project/Service Agreement:Camões IP - Estudo de caso no Bié

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 73994
 
Application: Camões IP - Estudo de caso no Bié
 
Reference: Camões IP - Estudo de caso no Bié
Short name: Camões IP - Estudo de caso no Bié
Title: Qualidade da cooperação para o Desenvolvimento em Educação: um estudo de caso na província do Bié
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 2
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: International
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: Camões I.P. - Apoio a conferências e seminários e estudos
Funding Institution: Camões - Instituto da Cooperação e da Lingua
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2019-03-18
Scheduling
Effective Start Date: 2019-07-01
Expected Completion Date: 2020-06-30
Effective Completion Date: 2021-01-31
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 16.110,00 EUR
Details
Summary: A Educação 2030 retoma a agenda inacabada dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e do direito à Educação para Todos (EPT) e sublinha a importância da cooperação para promover o acesso à educação para os mais vulneráreis e marginalizados, a inclusão e equidade, a igualdade de género e a qualidade da educação e formação. Torna-se urgente refletir criticamente sobre a complexidade, perspetivas de implementação e implicações da Agenda 2030 para as políticas e práticas de cooperação e para a sua apropriação na Universidade, reforçando o papel desta na cooperação para o desenvolvimento de qualidade, capaz de contribuir para iniciativas de erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano. A investigação sobre cooperação para o desenvolvimento na área da educação é escassa no nosso país. Este trabalho pressupõe, em primeiro lugar, a construção de uma epistemologia da cooperação para o desenvolvimento, onde surgem como fundamentais os princípios atuais de alinhamento, apropriação, sustentabilidade e orientação para a obtenção de resultados.
Decorrente do diálogo entre a Escola Nossa Senhora da Paz (Cuito-Bié) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, esta iniciativa tem como finalidade realizar um estudo qualitativo sobre o contexto educativo da província do Bié com foco na formação de professores, tendo em conta as políticas de desenvolvimento do setor em Angola e a atual Agenda do Desenvolvimento 2030. Assim, o estudo tem como objetivos gerais: mapear as iniciativas de cooperação para o desenvolvimento na área da educação no Bié; caracterizar a formação de professores na província; e promover a dimensão da investigação em educação e desenvolvimento. Para o efeito, pretende-se: identificar projetos de cooperação que atuam de forma direta ou indireta na área da educação no Bié; conhecer os modelos de cooperação na área da formação de professores na província; co-construir um projeto de cooperação para o desenvolvimento na área Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

  • Angola
  • Cooperação
  • Desenvolvimento
  • Educação
  • Formação de Professores
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Amélia Lopes
Escola Nossa Senhora da Paz Angola Ensino Partner
 
Budgets and Teams
Approved Budget: 16.110,00 EUR
Approved Funded Amount: 12.082,50 EUR
Approved co-funded Amount: 4.027,50 EUR
Funding Rate: 75 %
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Angélica Cassova Researcher 2019-07-01
FPCEUP Elisabete Maria Soares Ferreira EMSF Researcher 2019-07-01
FPCEUP Joana Isabel Manarte Neves da Silva JM Researcher 2019-07-01
FPCEUP Joana Isabel Manarte Neves da Silva JM Grant recipient 100 2019-09-01 2020-03-31
FPCEUP Júlio Gonçalves Pedrosa dos Santos JGPS Researcher 2019-07-01
FPCEUP Leanete Teresinha Thomas Dotta LTTD Researcher 2019-07-01
FPCEUP Maria Amélia da Costa Lopes AL Official Researcher at the OU 2019-07-01
FPCEUP Sara Isabel Poças Fernandes da Silva Researcher 2019-07-01

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 244105 Celia Regina Silva Pinto
FPCEUP 427883 José Luís Ferreira Violante Pereira
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-12 at 21:10:57 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book