Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Start > Project: POCI-01-0247-FEDER-003489

Project: POCI-01-0247-FEDER-003489

Project name: 2GAR - Second generation amino-resins
Project code: POCI-01-0247-FEDER-003489
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte, Centro, Alentejo
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Euroresinas - Indústrias Químicas, S.A.
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Associação Rede de Competência em Polímeros; Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Instituto Superior Politécnico de Viseu
Date of approval: 2015-10-20
Start date: 2015-10-01
Completion date: 2018-09-30
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 758.490,91 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 121.506,02 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 121.506,02 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 521.008,30 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 91.129,52 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 91.129,52 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades O projeto 2GAR é promovido pela empresa Euroresinas, envolvendo como co-promotores pertencentes ao Sistema Científico-Tecnológico, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Rede de Competência e Polímeros. O projeto pretende conferir propriedades inovadoras às resinas de base formaldeído (resinas amino) produzidas pela empresa, garantindo-lhe assim assumir posições mais competitivas nos mercados existentes e penetrar em novos mercados, nacionais e internacionais. O projeto assume três objetivos fundamentais: a) conferir maior estabilidade em armazenamento às resinas amino, de forma a permitir o transporte por barco para clientes internacionais; b) conferir às resinas a resiliência e elasticidade necessárias para o fabrico de painéis flexíveis de aglomerado de cortiça; c) incorporar um conteúdo significativo de matérias-primas de base natural nas resinas amino.
Resultados Esperados/Atingidos O projeto pretende:
1. Desenvolver resinas amina com elevada estabilidade a temperaturas entre os 5 e os 40 ºC durante pelos menos 2 meses (duração do transporte até cliente alvo, por via marítima). As resinas desenvolvidas deverão ser estáveis em termos de propriedades físico-químicas (viscosidade e pH) e cumprir as especificações das físico-mecânicas dos aglomerados de partículas de madeira e aglomerado de fibras de madeira obtido por via seca (MDF), de acordo com a norma NP EN 312 e EN 622-5, respetivamente.
2. Desenvolver uma resina amino que confira elevada flexibilidade a painéis de aglomerado de cortiça, de forma a permitir o seu armazenamento e transporte em forma de rolo.
3. Desenvolver uma resina de base formaldeído com incorporação de matérias-primas de base natural que permita responder a uma crescente exigência do mercado mobiliário. Pretende-se atingir um teor de incorporação de 30% (baseado em massa de resina seca).
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-07-04 at 17:52:06 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal