Objetivos e Atividades
O projeto 2GAR é promovido pela empresa Euroresinas, envolvendo como co-promotores pertencentes ao Sistema Científico-Tecnológico, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Rede de Competência e Polímeros. O projeto pretende conferir propriedades inovadoras às resinas de base formaldeído (resinas amino) produzidas pela empresa, garantindo-lhe assim assumir posições mais competitivas nos mercados existentes e penetrar em novos mercados, nacionais e internacionais. O projeto assume três objetivos fundamentais: a) conferir maior estabilidade em armazenamento às resinas amino, de forma a permitir o transporte por barco para clientes internacionais; b) conferir às resinas a resiliência e elasticidade necessárias para o fabrico de painéis flexíveis de aglomerado de cortiça; c) incorporar um conteúdo significativo de matérias-primas de base natural nas resinas amino.
Resultados Esperados/Atingidos
O projeto pretende:
1. Desenvolver resinas amina com elevada estabilidade a temperaturas entre os 5 e os 40 ºC durante pelos menos 2 meses (duração do transporte até cliente alvo, por via marítima). As resinas desenvolvidas deverão ser estáveis em termos de propriedades físico-químicas (viscosidade e pH) e cumprir as especificações das físico-mecânicas dos aglomerados de partículas de madeira e aglomerado de fibras de madeira obtido por via seca (MDF), de acordo com a norma NP EN 312 e EN 622-5, respetivamente.
2. Desenvolver uma resina amino que confira elevada flexibilidade a painéis de aglomerado de cortiça, de forma a permitir o seu armazenamento e transporte em forma de rolo.
3. Desenvolver uma resina de base formaldeído com incorporação de matérias-primas de base natural que permita responder a uma crescente exigência do mercado mobiliário. Pretende-se atingir um teor de incorporação de 30% (baseado em massa de resina seca). |