Em 2017 foram retomadas as
Tertúlias Dialógicas. Estas foram iniciadas por Maria José Chisvert Tarazona, numa colaboração entre o
Instituto Paulo freire de Portugal, a
Associação Espaços: Projetos Alternativos de Mulheres e Homens, o
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas e o CRPF - Centro de Recursos Paulo Freire da FPCEUP; dá-se resposta ao interesse manifestado por muitos/as participantes numa sessão que a Maria José dinamizou e intitulou "Las comunidades de aprendizaje en España".
Este ano letivo, o ciclo de Tertúlias é desenvolvido em cumplicidade com o Programa Doutoral em Ciências da Educação da FPCEUP com o propósito de que alunos/as possam coconstruir espaços de aprofundamento do pensamento fundador de Paulo Freire.
Dia 17 de maio tem lugar a 9ª tertúlia deste ciclo "
À sombra da bananeira ou à sombra da mangueira: Paulo Freire e o agir educativo" com
Carla Cardoso.
A dinamização da tertúlia será desenvolvida a partir da leitura prévia de parte da obra de Paulo Freire "À sombra desta Mangueira", publicada pela Olho d’Água, em 2000 (3ª ed.). O excerto (pp. 15-44) encontra-se disponível
aqui.
Sobre Carla Cardoso:
Doutoranda em Ciências da Educação na FPCEUP, com interesse de investigação nas áreas da educação não formal e informal, associativismo, juventude(s) e participação. É membro do JEDi (Jovens, Educação e Diversidade), grupo de estudos sobre a temática das Juventudes, integrado no CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas), que tem como objetivo a partilha e reflexão sobre a juventude e a escrita científica sobre o tema. Tem colaborado com associações e grupos informais dinamizando atividades com jovens.
Sobre as Tertúlias Dialógicas
por María José Chisvert
“¿Qué es?
Se trata de la construcción colectiva de significado y conocimiento en base al diálogo con todo el alumnado participante en la tertulia. El funcionamiento de las tertulias dialógicas se basa en los 7 principios del Aprendizaje Dialógico y se desarrollan en base a las mejores creaciones de la humanidad en distintos campos: desde la literatura hasta el arte o la música.
¿Cómo se organiza?
- En cada sesión todo el alumnado participante expone su interpretación sobre aquello en lo que se está trabajando en la tertulia dialógica (un texto literario, una obra de arte, una pieza musical, una aportación matemática, etc.).
- Através del diálogo y las aportaciones de cada estudiante se genera un intercambio enriquecedor que permite profundizar en aquello sobre lo que versa la tertulia, promoviendo a su vez la construcción de nuevos conocimientos.
- En cada sesión una de las personas participantes asume el rol de moderadora con la idea de favorecer una participación igualitaria entre todo el alumnado.”
As Tertúlias Dialógicas inserem-se nas "Atuações de êxito" que corporizam o trabalho das comunidades de aprendizagem, como forma de transformação social e educativa de caráter inclusivo.
Próximas tertúlias:14 de junho - Luiza Cortesão
Tertúlias já realizadas este ano:25 de janeiro - 'Não há Docência sem Discência’: Paulo Freire e a Hibridação de Saberes, João Martins 22 de fevereiro - Rigor e Amor na Prática Educativa: Reflexões e Inquietações, Joana Cruz22 de março - VII Tertúlia Dialógica, Louise Lima
19 de abril - VIII Tertúlia Dialógica, Isabel Amorim
Mais informações
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