Resumo (PT):
Uma viagem inesperada pela ambição de ser professor de EF é o título do presente documento construído por um estudante estagiário, eu próprio, que
retrata a jornada vivida desde o percurso pessoal até ao fim de uma nova etapa de formação na profissão docente. O contexto em que esta viagem ocorreu foi numa escola secundária em Vila Nova de Gaia, sendo que, contando com a lecionação a alunos de uma turma de 11º ano, e também numa escola básica a alunos de uma turma do 6º ano de escolaridade. Este documento recorre a uma metáfora ao grande autor britânico das conhecidas obras “Senhor dos Anéis”, “Hobbit” e “Silmarillion”, J.R.R. Tolkien, levando o leitor numa viagem pelas dificuldades sentidas, aprendizagens vividas e soluções encontradas no decorrer do ano letivo dedicado ao estágio profissional. Estas aprendizagens vão desde o planeamento, o recurso a diferentes modelos e estratégias de ensino, os fatores de eficácia pedagógica ou os desafios da avaliação. A fim de experienciar a investigação em contexto docente, esta viagem conta com um estudo que se debruça sobre a temática da avaliação dos Jogos Desportivos Coletivos na disciplina da Educação Física e que visa apresentar algumas propostas de instrumentos que possam facilitar a avaliação neste contexto. Foi uma viagem impactante na minha conceção sobre a disciplina, onde desenvolvi características necessárias para desempenhar a função docente de forma mais eficaz no futuro.
Abstract (EN):
“An unexpected journey driven by the ambition to become a Physical Education Teacher” is the title of this document, created by a pre-service teacher – me – that recounts the journey experienced from a personal development to the completion of a new stage of training in the teaching profession. The context in which this journey took place was in a secondary school in Vila Nova de Gaia, where I taught a class of 11th-grade students, as well as in a primary school with a class of sixth-grade students. This document draws on a metaphor from the great British author of well-known works “the Lord of the Rings”, The Hobbit” and the “Silmarillion”, J.R.R Tolkien, taking the reader on a journey through the challenges faced, lessons learned, and solutions found during the school year dedicated to professional training. These lessons range from older teaching models to more recent ones, utilizing various strategies from them, and include the evolution from a teacher-centered role to a student-centered one, where students are expected to be active in their own learning, engaging in reflection and self-assessment to achieve their goals. To experience research in a teaching context, this journey includes a study focused on the assessment of Team Sports within the subject of Physical Evaluation, aiming to present some proposed instruments that can facilitate the evaluation process. This journey has been impactful in shaping my understanding of the discipline, where I developed the necessary skills to perform the teaching role more effectively in the future.
Language:
Portuguese