Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Publications > View > Construir e educar para os ambientes de integração e desenvolvimento de conhecimento organizacional
Map of Premises
Principal
Publication

Construir e educar para os ambientes de integração e desenvolvimento de conhecimento organizacional

Title
Construir e educar para os ambientes de integração e desenvolvimento de conhecimento organizacional
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2024
Authors
Silveira, Teresa
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Other information
Resumo (PT): Considerando que cada indivíduo, pertencente a uma organização é um elemento único e por isso precioso da/para a construção do seu capital intelectual, este artigo visa refletir e propor um conjunto de ferramentas e de modus de trabalho e de aferição do seu impacto, que comprometam os colaboradores das organizações a participar no processo de partilha do seu know-how. Para os efeitos, desenvolveu-se uma análise de natureza qualitativa, resultante de uma revisão da literatura exploratória em bases de dados de referência e no motor de busca de acesso livre. Da análise do referencial teórico, em cruzamento com a experiência observada em contexto laboral, construíram-se (a) duas ferramentas de apoio à análise relativas ao comportamento informacional – o Infomap de Diagnóstico e a Matriz Comportamental, (b) uma proposta de um modelo de trabalho para as organizações, assente num ambiente de produção e circulação do conhecimento pessoal – AIDCOs – e (c) o alinhamento de alguns indicadores e métricas que permitem evidenciar o peso destes contributos no desenvolvimento da organização mas também na valorização das carreiras dos colaboradores. Conclui-se que uma futura adoção, por parte das organizações, do uso das ferramentas aqui propostas, bem como da criação, implementação e consolidação dos AIDCOs, implicará uma mudança de visão por parte das administrações das organizações, de duas perspetivas no que toca à gestão da informação. A primeira reside na mudança de perceção do posicionamento funcional que esta área tem de ocupar dentro das organizações. A segunda reside numa mudança de perspetiva quanto à intangibilidade da medição dos retornos provenientes do investimento em gestão da informação e circulação do conhecimento. Uma outra condição é apontada como contribuição à implementação destas propostas: a aproximação entre as áreas que estudam o comportamento informacional, num esforço conjunto em comunicar e criar um plano de transferência de conhecimento, em particular, para o sector da empregabilidade, dos resultados e vantagens, já testados e validados em estudos interdisciplinares.
Abstract (EN): ES: Considerando que cada individuo perteneciente a una organización es un elemento único y por lo tanto valoroso de/para la construcción de su capital intelectual, este artículo tiene como objetivo reflexionar y proponer un conjunto de herramientas y de formas de trabajar, así como medir su impacto, que comprometan a los colaboradores de las organizaciones a participar en el proceso de compartir su know-how. Para estos fines, se desarrolló un análisis cualitativo, resultado de una revisión exploratoria de la literatura en bases de datos de referencia y en el motor de búsqueda de acceso libre. Del estudio de la referencia teórica, que también se basó en la experiencia observada en un contexto laboral, se han construido (a) dos herramientas de apoyo al análisis relacionadas con el comportamiento informacional – el Infomap de Diagnóstico y la Matriz de Comportamiento, (b) una propuesta de un modelo de trabajo para las organizaciones, basado en un entorno de producción y circulación de conocimiento personal – AIDCO – y (c) el alineamiento de algunos indicadores y métricas que permitan evidenciar el peso de dichas contribuciones en el desarrollo de la organización así como en la mejora de la carrera de los colaboradores. Se concluye que una futura adopción, por parte de las organizaciones, del uso de las herramientas aquí propuestas, así como la creación, implementación y consolidación de los AIDCO, implicará un cambio de visión, por parte de las administraciones de las organizaciones, desde dos perspectivas en lo que respecta a la gestión de la información. La primera corresponde al cambio de la percepción sobre el posicionamiento funcional que debe ocupar esta área en las organizaciones. La segunda corresponde al cambio de perspectiva respecto a la intangibilidad de evaluar los retornos de la inversión en gestión de la información y la circulación del conocimiento. Otra condición está identificada como contribuyendo para la implementación de dichas propuestas: el acercamiento entre las áreas que estudian el comportamiento informacional, en un esfuerzo conjunto para comunicar y crear un plan de transferencia de conocimiento, en particular, para el sector de empleabilidad, de los resultados y ventajas, ya testados y validados en estudios interdisciplinarios.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
File name Description Size
Dialogos TS 1099.79 KB
Related Publications

Of the same authors

Information management: learning things outside textbooks (2024)
Article in International Scientific Journal
Silveira, Teresa
The role of neuroscience in information and knowledge appropriation (2018)
Article in International Conference Proceedings Book
Leite, António Bastos ; Paletta, Francisco Carlos ; Martins, Fernanda ; Silveira, Teresa
Enhancing higher education through Kaizen 4.0: bridging human and artificial intelligence through Kaizen methodologies (2025)
Article in International Conference Proceedings Book
Carneiro, Fátima; Suarez-Barraza, Manuel Francisco ; Silveira, Teresa; Serôdio, Maria; Antony, Jiju
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-08 at 20:04:10 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book