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Avaliação da Alexitimia em Crianças Portuguesas com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção

Title
Avaliação da Alexitimia em Crianças Portuguesas com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2019
Authors
Teixeira, S
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Barbosa, JP
(Author)
FMUP
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Lourenço, L
(Author)
Other
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Gonçalves, D
(Author)
FMUP
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Guardiano, M
(Author)
Other
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Journal
Other information
Authenticus ID: P-00V-ZJC
Abstract (EN): <jats:p>INTRODUÇÃO: Diversos estudos têm demonstrado existir uma perturbação do processamento emocional em crian-ças com perturbação hiperatividade/ défice de atenção (PHDA). No entanto, existem poucos estudos relativos à as-sociação entre alexitimia e PHDA tanto em adultos como em crianças, e nenhum na população portuguesa. MÉTODOS: A amostra acidental inclui 50 crianças previamente diagnosticadas com PHDA e sob tratamento e 51 crianças saudáveis sem PHDA, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. Com o intuito de avaliar a alexiti-mia foi aplicada a versão portuguesa do questionário de alexitimia para crianças.RESULTADOS: Comparando os dois grupos, não se verificaram diferenças significativas em nenhum dos três fatores da escala de alexitimia: dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos e pensamento orientado externamente, assim como na pontuação total da escala. DISCUSSÃO: No nosso estudo, crianças com PHDA sob intervenção farmacológica e psicoterapêutica apresentaram níveis de alexitimia sobreponíveis à população controlo. CONCLUSÃO: O nosso estudo pretende reforçar a importância da avaliação do processamento emocional na PHDA e a sua relação com as intervenções terapêuticas realizadas, abrindo portas a que outras investigações se dediquem a este tema.</jats:p>
Language: English
Type (Professor's evaluation): Scientific
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