Resumo (PT):
A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de
difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para
esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a
qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como
na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita
sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical
como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al.
(1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A
sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado
(C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em
duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se,
em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre
da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar,
ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as
tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão
lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada.
Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em
que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais
elevadas nos dois parâmetros medidos.
Abstract (EN):
Advanced L2 written production assessment is difficult to quantify
as are learning goals established for this competence in the same level.
Correction is not enough. Quality in writing is expected to translate into lexical
precision and richness, as well as sentence complexity. In order to measure
these characteristics of sophisticated writing, Idea Density and Grammatical
Complexity are proposed as assessment parameters as they were explored by
Snowdon et al. (1996) and by Kemper et al. (2001) in the Nun Study (Snowdon
2001). Its adoption to the advanced Portuguese L2 learning context (C1/C2)
underlied the study of sentences produced in two writing tasks: a synthesis and
a writing prompt. First, results were highly variable due to the heterogeneity
of the group of participants. Both measures were found to be correlated in both writing tasks, which led to the conclusion that participants who write
with lexical precision and richness also produce higher complexity sentences.
Lastly, the results confirmed that reading has an influence on writing quality,
insofar as the students who usually read as the ones who got the highest scores
in both parameters.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038