Subject:
Introdução ao Conceito de Normalização em Geral e sua Importância na Engenharia
Resumo (PT):
No século XX, as primeiras atividades normativas de âmbito internacional, que começaram a ser desenvolvidas ainda na parte final da década de 20, noutros domínios para além da eletrotecnia, atribuíram particular importância à engenharia mecânica, em domínios tais como roscas, rolamentos, engrenagens, etc., mas também ao desenho técnico, às tolerâncias e ajustamentos e aos estados de superfície, que são matérias fundamentais dos atuais domínios normativos da “Documentação técnica de produtos” e da “Especificação geométrica de produtos”.
Os conceitos relativos a muitos e variados domínios técnicos, desenvolvidos nas universidades e em centros de investigação, vão sendo posteriormente trabalhados, no seio das organizações nacionais e internacionais de normalização, de modo que possam vir a ser postos ao serviço da economia e da engenharia mundiais, nomeadamente no apoio ao desenvolvimento de produtos.
Nas secções seguintes deste texto, começa-se por oferecer uma visão geral sobre as origens históricas e a evolução da Normalização em geral, de seguida refere-se a sua importância e vantagens mais significativas, nomeadamente nas atividades de avaliação da conformidade de produtos, processos e serviços, bem como as várias tipologias das diferentes Normas disponíveis, assinalando-se, por fim, alguns dos aspetos mais relevantes das Normalizações internacional, europeia e portuguesa. Neste âmbito, faz-se também uma breve referência a alguns dos principais objetivos da Normalização internacional para o século XXI.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Educational
Notes:
Texto também publicado no site do ONS-INEGI, em fevereiro de 2019. Texto elaborado a partir do capítulo "Normalização em geral" (4ª ed.) inserido nos “Textos de Apoio às unidades curriculares de Desenho Técnico (MIEM) e de Desenho Industrial (MIEGI) da FEUP”. 13ª ed. Porto: AEFEUP. 2018.
No. of pages:
21