Go to:
Logótipo
Você está em: Start > Project/Service Agreement:2023.15776.PEX
Map of Premises
Principal

Project/Service Agreement:2023.15776.PEX

Start Approved In Progress Completed Closed

Status
Projeto Em CursoIn Progress
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 83456
 
Reference: 2023.15776.PEX
Short name: uRisk
Title: Understanding risky behaviours at the wheel using a driving simulator
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 1
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Funding Institution: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2024-12-16
Scheduling
Effective Start Date: 2025-01-15
Expected Completion Date: 2026-01-14
Effective Completion Date: 2026-07-14
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 49.938,81 EUR
Details
Summary: A segurança constitui um desígnio para todo o sistema de transportes. Contudo, a segurança rodoviária merece especial atenção, dado o número muito elevado de acidentes e vítimas. A Comissão Europeia define objetivos ambiciosos: eliminar as mortes na estrada causadas por erro humano até 2050 e manter a UE na liderança mundial da segurança nos transportes. A estratégia "Visão Zero" está altamente dependente da automação dos veículos que, no seu estado mais avançado, permitirá remover a intervenção humana na condução. Contudo, a automação completa não será imediata, tendo a UE definido indicadores-chave de desempenho na sua política de segurança rodoviária para 2021-2030. Sendo o erro humano total ou parcialmente responsável por 95% dos acidentes, a definição de indicadores sobre o comportamento ao volante afigura-se como natural.
Após anos de fortes investimentos em infraestruturas e na formação, educação e fiscalização dos condutores, nos quais a UE observou um decréscimo sustentado do número de mortes e feridos graves, os esforços para reduzir ainda mais esses números estão a ser focados em novas tecnologias de monitorização e alerta. Estas permitem atuar proativamente na prevenção de acidentes, fornecendo informação em tempo real ao condutor sobre o seu estado e desempenho, bem como sobre a estrada. De facto, durante a transição para a automação completa, os sistemas de assistência e monitorização da condução continuarão a ser desenvolvidos no sentido de uma melhor fiabilidade e resposta às expetativas dos condutores.
O projeto uRisk irá contribuir para este desígnio através de um estudo exploratório sobre erro humano e comportamentos de risco ao volante. Irá ser proposto um índice generalizado para a caraterização da condução insegura, combinando múltiplos parâmetros de monitorização da condução e do estado do condutor cuja variação está associada ao risco na condução e, consequentemente, à ocorrência de incidentes. Este índice permitirá incorpora Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Engineering and technology

Academic fields (CORDIS - Level 5)

Mais informações There are no Academic Fields associated with the Project.

Keywords

Mais informações There are no Keywords associated with the Project.
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Article in International Scientific Journal
Tiago Fonseca (Author) (Other); Sara Ferreira (Author) (FEUP)
2025
Article in International Scientific Journal
Tiago Fonseca (Author) (Other); Sara Ferreira (Author) (FEUP)
2025
Summary of Presentation in an International Conference
Sérgio Pedro Duarte (Author) (FEUP); Nuno Figueiredo (Author) (FEUP); Sara Ferreira (Author) (FEUP); António Lobo (Author) (FEUP)
2025
Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal University Proponent
 
Budgets and Teams
Approved Budget: 49.938,81 EUR
Approved Funded Amount: 49.938,81 EUR
Approved co-funded Amount: 0,00 EUR
Funding Rate: 100 %
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FEUP Ana Luísa Correia Dias Loureiro ALCDL Researcher 2025-10-22 2026-01-21
FEUP Carlos Manuel Rodrigues CMR Researcher 2025-01-15 2026-07-14
FEUP José Pedro Maia Pimentel Tavares JPT Researcher 2025-01-15 2026-07-14
FEUP Sara Maria Pinho Ferreira SPF Researcher 2025-01-15 2026-07-14
FEUP Sérgio Pedro de Matos Duarte SPMD Official Researcher at the OU 2025-01-15 2026-07-14

Technicians in the Project

Technician Contact
FEUP 423364 Maria Isabel Esteves Peres 220413579
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-10-28 at 05:05:49 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book