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Sobre o Sistema de Informação

Resumo Histórico

Em 1992 a equipa da Reitoria construiu o GAUP - Gestão de Alunos da UP, que viria a ser generalizado a toda as faculdades da UPORTO, com o objetivo de gerir os registos de alunos, nas secretarias respetivas.

A partir de 1996 lançou-se na FEUP o projeto de um sistema de informação académico, integrado, com interface Web, então designado SiFEUP. Este sistema foi-se articulando com o GAUP de forma cada vez mais vincada, tendo induzido neste uma revisão profunda em 2001.

Em 2000, uma outra equipa da Reitoria desenvolveu o GRHUP - Gestão de Recursos Humanos da UP, uma aplicação centralizada para uso do Serviço de Pessoal da Universidade. Em 2003, esta aplicação começou a ser integrada com as outras componentes do sistema de informação.

A partir de 2003, com a constituição do IRICUP - Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da UP, o SIGARRA, enquanto sistema integrado na Web, incluindo as componentes de gestão de alunos e de recursos humanos, foi instalado na maioria das faculdades da UP. A partir desse momento foi também admitida a sua disponibilização para outras instituições do Ensino Superior.

Espaço de Informação

O modelo do espaço de informação tem três dimensões:

  1. fornecedores de informação;
  2. leitores de informação;
  3. recursos de informação.

Um modelo em que a produção da informação seja canalizada exclusivamente para um qualquer serviço central de carregamento de dados, embora possa ser mais eficaz num primeiro momento, conduz rapidamente a atrasos e a erros que reduzem a utilidade do sistema, pelo afastamento entre os responsáveis pela informação e o seu carregamento efetivo.

É desejável aproximar a manutenção dos recursos informativos dos respetivos produtores, conseguindo dessa forma que as pessoas envolvidas sintam os recursos como seus e os incorporem nas suas rotinas de trabalho.

É assim necessária a definição clara de critérios e procedimentos para identificar e atribuir competências aos produtores de informação do sistema. A correção e atualização da informação associada a cada produtor competem ao próprio, que assume o papel de gestor de informação para os recursos respetivos.

Aos leitores de informação (internos e externos) podem corresponder diferentes níveis de acesso aos recursos informativos. Com efeito, o acesso pode ser determinado pelo estatuto do leitor, sendo exigida uma senha pessoal de autenticação perante o Sistema.

Os recursos de informação incluem uma vasta gama de tipos de informação e podem integrar fontes e repositórios múltiplos, incluindo bases de dados e componentes na Internet. Na organização do sítio Web, o acesso aos vários recursos mantém-se presente no menu da esquerda, na generalidade das páginas. A maior parte dos recursos está subdividida em módulos, que se interligam de várias formas.

Arquitetura

No SIGARRA a informação é armazenada num servidor de bases de dados relacional (Oracle). A interface para o utilizador recorre à tecnologia da Web, a qual, pela sua facilidade de utilização, versatilidade e generalização, foi selecionada para constituir o elemento aglutinador das várias componentes do sistema.

O sistema comporta uma componente de dados não estruturados, como por exemplo páginas pessoais da responsabilidade dos próprios. Mas nem todos têm tais páginas, nem as que existem seguem sempre o mesmo formato. Por isso, na arquitetura escolhida, existe um núcleo em que a informação oficial é mantida, dando-se a liberdade aos produtores de informação de a completarem se e como entenderem, sem afetar a capacidade de navegação ao longo de todo o sítio Web do Sistema.

Assim, por exemplo, a página oficial de um elemento do pessoal da instituição, de uma unidade curricular, de um curso, etc., pode ter ligação para uma página Web complementar, da responsabilidade do próprio

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