Bolsa de Doutoras/es em Estudos Políticos e Internacionais - Docência em Estudos Políticos e Internacionais
Receção de submissões a partir do dia 15 de julho de 2024!
A partir do dia 15 de julho de 2024, o Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais (DHEPI) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto abre, em permanência, uma bolsa de doutorados/as em Estudos Políticos e Internacionais que possam vir a ser convidados/as para o exercício temporário de docência por necessidades urgentes de serviço.
Os processos de seleção serão acionados em conformidade com as necessidades específicas de colaboração letiva na área dos Estudos Políticos e Internacionais.
Nesta fase de submissões, o DHEPI está aberto a manifestações de interesse de candidatos/as que tenham o grau de Doutor e desenvolvido investigação comprovada nas seguintes áreas:
- Ciência Política
- Relações Internacionais
- Economia Política, Economia Internacional, Economia do Desenvolvimento
- Estudos para o Desenvolvimento
- Estudos da Globalização
- Estudos de Área, designadamente Estudos Africanos, do Mundo Árabe e Médio Oriente.
Propostas de Candidatos/as com formação e experiência de investigação noutras áreas científicas convergentes com alguma(s) da(s) área(s) acima listadas, designadamente Antropologia e Estudos Culturais, poderão ser também ser consideradas.
A inserção nessa bolsa de candidatos/as implica a submissão de uma carta de motivação, que inclua manifestação de disponibilidade, e um Curriculum Vitae, contendo todas as informações pertinentes para a avaliação da candidatura em termos de mérito científico e pedagógico de dimensão nacional e internacional.
Os documentos devem ser enviados por email para o endereço de correio eletrónico dhepi@letras.up.pt, dirigido ao DHEPI, e com a referência BOLSAS_DOCENTES_EPI.
O Curriculum Vitae deve seguir a ordem dos critérios abaixo indicados.
- Dimensão Científica (55%)
1.1. Produção científica (50%): produção científica nas áreas e especialidades para que é aberta a bolsa: livros e capítulos de livros, artigos em revistas indexadas, artigos em outras revistas e atas de congressos e pelo reconhecimento que lhe é prestado pela comunidade científica (traduzida na qualidade dos locais de publicação e nas referências que lhes são feitas por outros autores). De entre as anteriores devem ser disponibilizadas até cinco publicações.
Fatores de impacto de revistas indexadas devem ser evidenciados pelos/as candidatos/as com específicas informações que o comprovem (links para as plataformas de indexação).
1.2. Coordenação e/ou participação em projetos científicos ligados à investigação fundamental e aplicada, com prioridade para projetos científicos financiados numa base competitiva por fundos públicos, através de agências nacionais ou internacionais, em que participou na área para que é aberta a bolsa. Devem ser indicadas as tarefas específicas desenvolvidas no âmbito desses projetos, assim como links para informação adicional. (15%)
1.3. Participação em redes nacionais e internacionais de investigação: coordenação e/ou participação em equipas científicas, bem como desenvolvimento de atividades de investigação em equipa, com prioridade para redes financiadas numa base competitiva por fundos públicos, através de agências nacionais ou internacionais. Devem ser indicadas as tarefas específicas desenvolvidas no âmbito desses projetos, assim como links para informação adicional. (10%)
1.4. Orientação científica de projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Devem ser indicados links para informação adicional acerca dos projetos orientados. (10%)
1.5. Intervenção nas atividades da comunidade científica: intervenção na comunidade científica nacional e internacional, expressa, nomeadamente, pela participação em grupos e linhas de investigação de unidades de I&D do Sistema Científico e Tecnológico Nacional ou de outros países, organização de eventos científicos, apresentação de comunicações em eventos científicos nacionais ou internacionais, submetidos a avaliação ou por convite, colaboração na edição de revistas, atuação como referee, e participação em júris académicos, nomeadamente como arguente. (15%)
- Experiência pedagógica (20%):
2.1. Atividade letiva (75%): experiência documentada (com indicação dos respetivos links ou certificados) de atividade letiva realizada pelo/a candidato/a em planos de estudo de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Superior, bem como em cursos de formação contínua.
2.2. Desenvolvimento de programas de unidades curriculares, realização de projetos com impacto no processo de ensino/aprendizagem, dinamização de projetos pedagógicos ou melhoria de projetos existentes (por exemplo, reformulação de programas de unidades curriculares existentes, participação na reorganização de cursos ou programas de estudos existentes), bem como a realização de projetos com impacto no processo de ensino/aprendizagem. (25%)
- Atividades de extensão universitária, de divulgação científica e de valorização económica e social do conhecimento (15%):
3.1. Divulgação do conhecimento (60%): coordenação e participação documentada em iniciativas de divulgação da ciência junto da comunidade, incluindo organização e participação de eventos para grande público e interação com a comunidade. Publicações de divulgação do conhecimento: entrevistas, elaboração e/ou participação em produtos de divulgação nos mass media.
3.2. Transferência de conhecimento (35%): colaboração sob forma de consultoria com entidades públicas e privadas no domínio das políticas públicas.
3.3. Coordenação e participação como docente formador em cursos de formação profissional ou de especialização em alguma das áreas científicas acima referidas. (10%)
- Carta de motivação, que inclua referência a um plano de carreira e a sua convergência com as áreas científicas lecionadas pelo DHEPI na área dos Estudos Políticos e Internacionais a que se candidata. Nesta carta, o/a candidato/a deverá explicitar a(s) área(s) para as quais manifesta interesse em lecionar (10%).
O painel de avaliadoras/es poderá solicitar a realização de uma entrevista, presencial ou online, para clarificação do teor dos documentos enviados pelas/os candidatas/os.