Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > NOVA DATA | Seminários Clássicos da Filosofia Política - 1ª Conferência

NOVA DATA | Seminários Clássicos da Filosofia Política - 1ª Conferência

17 de outubro 2023 | 17h30 | Sala do Departamento de Filosofia e Online

Link Zoom aqui

Seminários "Clássicos da Filosofia Política"

1ª Conferência | Filosofia política: maneiras de pensar e formas de vida

Renato de Andrade Lessa


Trata-se de apresentar um argumento geral a respeito do campo da filosofia política, sem pormenorizar suas múltiplas variações ao longo do tempo. Sustento que tal campo representa uma longínqua tradição reflexiva, caracterizada por variedade significativa, concentrada, contudo, em uma questão originária e permanente: as condições de fixação do que seja o comum, como requisito necessário à forma de vida dos humanos, no sentido conferido por Ludwig Wittgenstein à esta imagem.
Pretendo, para tal, iniciar com a seguinte questão: o que faz da filosofia política, a um só tempo, filosófica e política? Parto da premissa de que “filosofia política” é mais do que justaposição de termos, mas uma associação na qual cada um deles possui implicações semânticas fortes, de um para o outro e para a definição de bases para um tipo de conhecimento particular: a reflexão sobre o comum e o melhor.
Por fim, e motivado por inspiração derivada de textos de Nelson Goodman, Fernando Gil e Paulo Tunhas – aos quais acrescentarei leitura própria -, tenho a intenção de fornecer um quadro genérico a propósito da filosofia política, a um só tempo, pluralista – i.e. vinculado à ideia de pluralidade de mundos possíveis – e construtivista – i. e. atento às possibilidades de decantação dos possíveis sobre o mundo da vida, ou o comum.
 
Renato Lessa (Rio de Janeiro, 1954)
Professor Associado de Filosofia Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Direito Constitucional -; Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Pesquisador do CNPq/Brasil – Bolsa de Produtividade em Pesquisa 1 A; Editor de HURBINEK: Journal of Primo Levi Studies; Coordenador do Centro Primo Levi/PUCRio.
É doutorado em Teoria Política, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ -, em 1992. Foi professor e/ou investigador visitante nas seguintes instituições: The Queen’s University of Belfast (RU); The American University (Washington/EUA); Universidade de São Paulo (USP); Universidad de la Republica (Uruguai); Instituto de Ciências Sociais (UL, Portugal); Instituto de Filosofia da Linguagem (UNL, Portugal); Ifilnova (UNL, Portugal); Instituto de História da Arte (UNL, Portugal); École des Hautes Études em Sciences Sociales – EHESS – (Paris); Uiversità del Piemonte Orientale (Vercelli, Italia); Centro Primo Levi (Torino, Italia); Université de Paris IV – Sorbonne - (França); Centre Roland Mousnier - Lettres Sorbonne Université (França).
Membro, em grau de Grã-Cruz, da Ordem da Instrução Pública (Portugal) e, em grau de Comendador, da Ordem do Mérito Científico (Brasil).
Foi Presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, entre 2013 e 2016, e Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro – FAPERJ , em 2002. Professor Titular Jubilado de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense, desde 2016.
Livros publicados:
A invenção republicana (1ª edição, 1987; 2ª 2000, 3ª 2015), Rio de Janeiro: Topbooks.
Veneno Pirrônico: ensaios sobre o ceticismo, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000
Agonia, aposta e ceticismo: ensaios de filosofia política, Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003
Presidencialismo de Animação, Rio de Janeiro: Vieira&Lent, 2006
A Razão Apaixonada: homenagem a Fernando Gil (VÁRIOS AUTORES), Lisboa: INL/CM, 2008.
O cético e o rabino: breve filosofia sobre a preguiça a crença e o tempo. Rio de Janeiro: LeYa, 2014.
Ceticismo em Movimento (no prelo)
Em preparação, para lançamento em 2024:
Primo Levi: elogio da impureza
Contra Fanáticos: o combate teológico, filosófico e político de Pierre Bayle.

 

Organização:
RG Aesthetics, Politics & Knowledge (APK)
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – UIDB/00502/2020
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Recomendar Página Voltar ao Topo