Seminários de Investigação do CLUP
21 de junho, 2023 | 16h30 | Sala 410
No intuito de reforçar a relação entre as atividades realizadas no âmbito do CLUP e do DCL, propõe-se a realização de sessões nas quais os estudantes orientandos poderão apresentar os seus projetos de investigação aos colegas do DCL e do CLUP.
Assim, convida-se todos os interessados a participar na sessão do dia 21 de junho, às 16.30 horas, na sala do CLUP, piso 4, sala 410, com a seguinte apresentação:
Rivanda Medeiros
O Ensino de Língua Inglesa em Contexto Pandêmico nos Institutos Federais de Educação Tecnológica: Impactos, Desafios e a Ressignificação da Sala de Aula
Orientadora: Profª Maria de Fátima Outeirinho
Resumo:
A pandemia impactou não só a saúde pública e a economia do Brasil, ela repercutiu na educação também, impulsionando uma mudança de métodos, metodologias e ferramentas de ensino. Isto se reflete no ensino de línguas, visto que os modelos vigentes já não atendiam mais à demanda no contexto pandêmico. Pensando nisso, a pesquisa sobre a qual versa este trabalho foi pensada e objetiva investigar como se deu o uso de tecnologias digitais no cotidiano de professores de língua inglesa nos Institutos Federais de Educação e Tecnologia (IFs), durante a pandemia do COVID-19. Com este fim, foram analisadas informações disponíveis nos sites dos 38 IFs, a fim de identificar informações sobre a suspensão do calendário acadêmico e continuidade ou não de atividades à distância durante no período dessa suspensão. Foram também aplicados questionários com professores de inglês de, praticamente, todos os institutos federais. Por meio desse estudo, obteve-se informações valiosas sobre o uso das tecnologias digitais no contexto educacional dos IFs durante o ensino pandêmico, assim como foram identificados desafios e reflexões dos professores de línguas dessas instituíções. Acredita-se que os resultados obtidos poderão contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas e o desenvolvimento de estratégias eficazes no ensino remoto emergencial e no período pós-pandemia no âmbito institucional da rede federal de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa. Rede Federal de Educação. Uso de Tecnologias Digitais. Pandemia do Covid-19.