O MICF tem como principal objetivo formar Farmacêuticos com os conhecimentos científicos necessários, as atitudes profissionais adequadas e as competências técnicas exigíveis para honrar as funções farmacêuticas em Portugal ou em qualquer país da UE. Responsabiliza-se por formar profissionais de excelência nas várias atividades que integram o conteúdo do Ato Farmacêutico, comprometendo os futuros farmacêuticos com os princípios da ética profissional e de consciência social, essenciais à sua atividade.
DESCRIÇÃO DO MICF
O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) tem como objetivos:
O CE contempla 300 ECTS divididos em 10 semestres, sendo que ao final do sexto semestre, completados 180 ECTS, é conferido o grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas. O CE está alicerçado na investigação e experiência técnica dos docentes nos domínios da química, da biologia e do medicamento e aplica um modelo educativo interdisciplinar e com equipas multidisciplinares. Este modelo é flexível, centrado no estudante e inclusivo, com componente prática/laboratorial de qualidade que promove a iniciação à investigação e que adota o modelo híbrido, sempre que adequado, para formação à distância. O CE está aberto à educação contínua dos profissionais e inclui um estágio curricular, em contexto profissional, em farmácia de oficina/hospitalar de 6 meses, para além de oferecer outras experiências de integração nas várias atividades do Ato Farmacêutico.
Completado o grau de Licenciado em Estudos Básicos de Ciências Farmacêuticas ou de Mestre em Ciências Farmacêuticas, os estudantes podem optar por prosseguir os seus estudos num dos segundos ou terceiros CE, respetivamente, da oferta diversificada da FFUP (ou de outra Instituição Universitária). Neste âmbito, destaca-se a oferta formativa da FFUP em áreas mais aprofundadas de domínios das Ciências Farmacêuticas, nomeadamente da Farmacologia, Química, Bioquímica, Microbiologia, Farmacognosia, Tecnologia Farmacêutica e Toxicologia; de especialização profissional, nomeadamente Análises Clínicas e Controlo da Qualidade; ou mais transversais do conhecimento como Ciências Forenses, Educação Académica na área Clínica e ainda Saúde Ocupacional e Bromatologia. Adicionalmente, a FFUP oferece vários cursos de educação contínua, para atualização e/ou aprofundamento de conhecimentos e competências.