Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Portal do Candidato > Testemunhos > Programas Doutorais

Candidatos

Programas Doutorais


Kristen Schell, Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas

Estudante de 1º ano, USA


Quando estava à procura de um projeto de pesquisa na área da engenharia de energia e sistemas, pensei logo em Portugal por ser tão avançado na área das energias renováveis. Há dois anos, foi-me atribuída uma bolsa para o projeto NODES, no INESC TEC, um instituto associado à FEUP.

Após um ano de pesquisa, candidatei-me ao curso com duplo diploma do Programa Doutoral em Engenharia e Políticas Públicas (EPP), oferecido pela FEUP em conjunto com a Carnegie Mellon University. Este curso aplica conhecimentos técnicos profundos para resolver desafios de larga escala com impacto alargado.

A FEUP é uma excelente instituição para o desenvolvimento deste tipo de pesquisa interdisciplinar, até pelo ambiente informal entre estudantes de doutoramento e professores. A força da FEUP como pilar da Engenharia reside na enorme contribuição para uma visão holística dos problemas estratégicos que o EPP procura resolver.






Vânia Gonçalves, Programa Doutoral em Media Digitais

Estudante de 4º ano

 
Em 1997 ingressei no curso de licenciatura em Engenharia Informática e Computação, seguindo assim o caminho que já auspiciava desde o ensino secundário. Desde muito cedo que me fascinava o “mundo dos computadores”! O leque de conhecimentos nas diversas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação que a licenciatura me proporcionou – muito para além do esperado – permitiram-me facilmente transitar para o mundo do trabalho através de um estágio profissional no último semestre do curso.

Em 2010, regressei à FEUP para realizar o Programa Doutoral em Média Digitais (ramo de Indústria, Públicos e Mercados), após ter passado por um Mestrado em Technology Policy na Universidade de Cambridge e vários anos na indústria e mundo académico. Paralelamente, continuo ainda a colaborar com o Instituto Studies in Media, Information and Telecommunication e a Vrije Universiteit Brussel na Bélgica, onde realizo investigação na área de modelos de negócio e políticas para as tecnologias de comunicação do futuro, nomeadamente em tecnologias para a utilização eficiente do especto electromagnético e optimização dos custos operacionais dos operadores de telecomunicações.

No início de 2010, fundei o grupo Portugal Girl Geek Dinners, cuja ideia inicial surgiu em 2005 em Inglaterra. Esta ideia de encontros para mulheres apaixonadas por tecnologia, já se alargou a vários países, existindo atualmente mais de 90 grupos a nível mundial. O objetivo destes jantares/encontros é proporcionar um ambiente relaxado e informal para networking e discussão de novidades e tendências no mundo da tecnologia e novos média. Em Portugal, os encontros realizam-se com regularidade em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Leiria.






Marcelo Petry, Programa Doutoral em Engenharia Informática

Estudante de 3º ano, Brasil



Conheci a faculdade durante um programa de mobilidade internacional, onde tive a oportunidade de assistir a aulas inspiradoras, conhecer professores fascinantes e desenvolver competências na área da engenharia que mais me fascina: a robótica. Assim, decidi estender por mais seis meses a minha estadia no Porto. Neste tempo extra, aproveitei para fazer a minha tese de mestrado e estreitar contactos com os professores e investigadores da área. Acabada a mobilidade, voltei ao Brasil mas nunca perdi o contacto com a FEUP. Um ano mais tarde estava de volta, desta vez para iniciar uma jornada mais longa: o doutoramento. Escolhi a faculdade com base nos seus elevados índices académicos, a prestigiada reputação internacional e a intensa interação com centros de pesquisa de excelência. Fazer parte da comunidade FEUP tem sido uma das melhores experiências da minha vida.











Fabíola Costa Moutinho, Programa Doutoral em Engenharia Biomédica

Estudante de 1º ano


Numa altura em que a conjetura nacional e internacional não apresenta futuros risonhos, torna-se fundamental o investimento em nós mesmos, de forma a nos diferenciarmos e crescermos no mercado de trabalho. Quando decidi prosseguir nos estudos, o programa doutoral em Engenharia Biomédica surgiu como a opção natural, pois ansiava um curso que me garantisse uma preparação onde os conhecimentos anteriores e presentes resultassem em projetos significativos, com impacto científico e social.

A FEUP surgiu como instituição de referência, onde os alunos têm a oportunidade de conviver e aprender diretamente com alguns dos protagonistas do desenvolvimento de Engenharia Biomédica em Portugal. O corpo docente contribuiu para que o meu empenho aumentasse e a motivação nunca esmorecesse, promovendo o início do meu projeto de investigação com serenidade e confiança.

A excelência da docência, associada condições de estudo e trabalho excecionais, bem como as parcerias estabelecidas com institutos de investigação de renome (como o INEB), farão com que os alunos desta instituição continuem a comprovar o mérito que esta Faculdade mantém e que vai muito além da sua história.





Luís Ferreira, Programa Doutoral em Media Digitais

Estudante de 1º ano, Programa UTAustin - Portugal


Senti-me muito bem acolhido no programa e no curso, o ambiente é profissional e exigente, mas afável e informal no trato.

O programa é especialmente atrativo pela grande convergência de meios e pessoas, o que permite uma evolução rápida e preenchida ao longo do curso.

Sinto que existe uma sobreposição muito vantajosa das várias universidades, das entidades e pessoas a elas ligadas, bem como, das empresas e iniciativas privadas. É colocado à disposição do aluno um “menu” muito alargado, sem restrições, cabendo a cada um construir o seu caminho, o seu programa de doutoramento, à medida dos seus interesses e das muitas possibilidades que surgem.

As ferramentas não faltam e o apoio é pertinente, no entanto, como não deveria deixar de ser, o “capitão do barco” é o estudante. Estes aspetos são ainda mais reais quando temos em conta o panorama americano – as possibilidades e meios multiplicam-se, as vertentes de estudo e concretização de projetos “explodem” em inúmeras vias e temas. O difícil é mesmo escolher.

A FEUP é uma escola de dimensão e meios admiráveis, com um corpo docente extensivo e conhecedor – vale a pena participar num programa internacional com este apoio.




Américo Dimande, Programa Doutoral em Engenharia Civil

Estudante de 3º ano, Moçambique

O meu percurso na FEUP começou em Maio de 2001, quando vim fazer a dissertação de Licenciatura em Engenharia Civil que iniciara na Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique.

Na FEUP, fui integrado no LABEST, uma unidade de investigação. Porém, tal como a maioria dos estudantes africanos que chega pela primeira vez a um país europeu, cuja cultura e os hábitos da sociedade são diferentes, tive dificuldades de integração, que foram rapidamente ultrapassadas, pois a FEUP não está alheia a estes problemas. A FEUP dispõe de um gabinete que dá apoio nomeadamente na receção, acompanhamento e divulgação de eventos, de modo a facilitar a integração na comunidade universitária. No Porto existem também duas associações moçambicanas das quais faço parte, a Associação Portugal-Moçambique e a Associação Cívica Moçambicana que se dedicam à divulgação da cultura moçambicana e à integração dos moçambicanos na sociedade portuguesa.

Cedo me apercebi que vim para uma Instituição com elevado prestígio que deposita confiança e investe no potencial de cada aluno, em busca do conhecimento, informações ou mesmo atenção individualizada. Por outro lado, a FEUP oferece um corpo docente altamente qualificado e sempre presente, oferecendo aulas dinâmicas, recursos didáticos e tecnológicos atualizados à disposição de toda a comunidade universitária. A FEUP não é só uma máquina de reprodução de intelectuais, é um mundo, uma sociedade que se preocupa com o bem-estar dos seus alunos, docentes e funcionários. Além dos estudos, tenho aderido às atividades de lazer à disposição da comunidade universitária, como concertos, atividades desportivas e literárias.

A minha participação em vários projetos de investigação tem contribuído grandemente para o meu crescimento a nível científico e profissional, e tem elevado os meus níveis de confiança no valioso contributo que darei para o desenvolvimento científico e tecnológico em Moçambique.




Marta Laranjeira, Programa Doutoral em Engenharia Biomédica

Estudante de 3ºano - Formação de base em Engenharia Biomédica

Optei por ingressar no Doutoramento em Engenharia Biomédica na FEUP por ser uma instituição prestigiada a nível nacional e internacional. O tema do meu Doutoramento implica o desenvolvimento de um substituto ósseo constituído por nano-partículas de hidroxiapatite e é feito em colaboração com uma empresa spin-off da FEUP. Neste momento, usufruo de uma Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Após ter concluído o mestrado, decidi continuar para Doutoramento já que considero a formação ao longo da vida essencial nos dias de hoje. A sociedade em que vivemos é cada vez mais competitiva, sendo necessário atualizarmo-nos e criarmos as nossas próprias oportunidades. Isto é ainda mais evidente no contexto/ambiente da investigação onde a criatividade e a inovação têm de estar sempre presentes. A formação contínua é cada vez mais uma exigência do mercado de trabalho: quanto mais abrangente e diversificado for o conhecimento de cada um, maiores serão as potencialidades/competências e a empregabilidade.

A investigação permite-nos trabalhar na vanguarda da inovação, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e para a criação de novas soluções. Estudar na FEUP permite colaborar com institutos de excelência como o INEB, o IBMC e IPATIMUP (I3S). Desde que iniciei este projecto tive oportunidade de conhecer investigadores dos mais variados países com diferentes abordagens e formas de trabalhar, que me têm enriquecido a nível profissional e pessoal.

Na minha opinião, este doutoramento permitirá trabalhar em institutos de investigação e empresas de biotecnologia a nível internacional.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-09-18 I  Página gerada em: 2025-05-13 às 05:39:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias