1. Quem se pode candidatar a uma mobilidade Estágio ou de Curta Duração?
2. Quais os estágios possíveis ao abrigo deste Programa?
3. Em que países se pode realizar a mobilidade?
4. Em que instituições se pode realizar o estágio?
5. Qual a duração do estágio?
6. Tenho direito a uma bolsa?
7. Quais as vantagens de participar neste Programa?
8. Já fui Estudante Erasmus. Posso candidatar-me novamente?
9. Onde e quando me posso candidatar?
10. Como posso encontrar uma empresa/instituição para o estágio?
11. Como faço o contacto com as instituições?
12. O que tenho de comunicar antecipadamente à instituição de acolhimento?
São elegíveis ao Programa:
Podem candidatar-se:
IMPORTANTE: No caso de pretender realizar um estágio como diplomado, a candidatura deve ser apresentada no último semestre do curso, ou seja, ainda enquanto estudante. Apesar de a candidatura ser apresentada enquanto estudante FEUP, o estágio como diplomado apenas poderá ter início após a conclusão de curso. Será obrigatório pagar depois um novo Seguro Escolar (2¤) para a realização da mobilidade.
CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE
NOTA: o estudante só pode candidatar-se a uma mobilidade, se o curso que está a frequentar é gerido administrativamente pela FEUP. Nesse sentido, salienta-se que os estudantes do M.BIO do ramo de Bioengenharia Molecular têm de seguir os procedimentos e prazos de candidatura do ICBAS.
Os estudantes têm ainda de verificar as Regras de Mobilidade Específicas dos cursos (a disponibilizar em breve):
A mobilidade pode realizar-se nos:
De acordo com as Normas da U.Porto, é dada preferência a mobilidades nas Universidades que integram a Aliança EUGLOH (European University Alliance for Global Health) da qual faz parte a Universidade do Porto:
. Universidade Paris-Saclay (França)
. Ludwig Maximilian University Munich (Alemanha)
. Universidade de Lund (Suécia)
. Universidade de Szeged (Hungria)
. Universidade de Alcalá (Espanha)
. Universidade de Hamburg (Alemanha)
. Universidade Novi Sad (Sérvia)
. Universidade de Tromsø (Noruega)
A instituição selecionada deverá ser validada pelo Coordenador de Mobilidade do curso.
O estágio pode ser de:
IMPORTANTE: Por cada ciclo de estudos, o estuadante pode realizar até 360 dias de mobilidade financiada.
Assim, o número de meses de mobilidade a realizar pelos estudantes fica limitado nos casos em que o estudante já tenha realizado uma mobilidade financiada anterior.
Por exemplo: estudantes que já realizaram Erasmus Estudos (150 dias) apenas se podem candidatar a Erasmus+ Estágios pelo período que sobra (210 dias) até perfazer um total de 360 dias de mobilidade Erasmus.
Início da Página
Sim, nas mobilidades ao abrigo do programa Erasmus+, o candidato pode beneficiar de uma bolsa Erasmus+, se houver financiamento disponível. Não é necessária qualquer documentação adicional para a Bolsa Erasmus+, sendo apenas necessário que o estudante submeta a candidatura no SIGARRA e que a mesma seja validada pela FEUP.
Atualmente, há também um complemento financieiro para a viagem cujo valor é calculado em função do número de quilómetros entre o Porto e a cidade de destino.
IMPORTANTE: será atribuído um financiamento até 120 dias (4 meses) conforme as verbas disponíveis. Se a mobilidade for por um período superior, o restante tempo é considerado com dias a bolsa-zero, isto é, sem financiamento. Note-se que os dias a bolsa-zero também contam para o período máximo de 360 dias de mobilidade a realizar por ciclo de estudos.
Para mais informações, consultar a página Bolsas Erasmus+ Estágio.
Início da Página
Sim. Se efetuou anteriormente um período de Erasmus ESTUDOS ou ESTÁGIOS, poderá ainda candidatar-se a um novo Estágio Erasmus.
Contudo, deve ter em atenção que, em cada ciclo de estudos, só é possível que o estudante realize, no máximo, 12 meses de mobilidade. Se já realizou mobilidade no seu atual ciclo de estudos, terá de verificar quantos dias gastou e quantos tem ainda disponíveis.
NOTA: para quem transitou do Mestrado Integrado para o novo curso de Mestrado considera-se estar no 2.º ciclo de estudos.
Início da Página
Há duas convocatórias para mobilidades Estágios, devendo o candidato formalizar a sua candidatura na convocatória destinada ao semestre pretendido.
CONVOCATÓRIA PARA O VERÃO E 1.º SEMESTRE 25.26 (mobilidades a partir de setembro)
. De 04.ABRIL até 05.JUNHO.2025: formalizar o interesse em realizar uma mobilidade Estágio, preenchendo o Google Form, com indicação obrigatória do supervisor e da instituição de acolhimento e com a data prevista de início do estágio.
Após a formalização no Google Form, a COOP vai criar um processo de mobilidade no SIGARRA, para que o estudante possa preencher a candidatura propriamente dita, sendo enviado, por email, as instruções necessárias.
NOTA: o participante APENAS deve preencher o Google Form, depois de ter a confirmação de que o seu estágio foi aceite, ainda que informalmente, pela instituição de destino e pelo Coordenador de Mobilidade do Curso. Também terá de ter, nessa altura, um supervisor no destino já definido.
. Até 10.JUNHO.2025: submeter o Formulário no SIGARRA e fazer o upload dos documentos obrigatórios.
. Até 13.JUNHO.2025: enviar para o outgoing@fe.up.pt o Formulário assinado pelo estudante e pelo Coordenador de Mobilidade e também pelo Orientador na FEUP, assim como a Declaração de Mobilidade OUT, devidamente preenchida e assinada.
CONVOCATÓRIA PARA O 2.º SEMESTRE 24.25 (mobilidades a partir de janeiro/fevereiro 2025)
. De 14.OUTUBRO até 20.NOVEMBRO 2024: formalizar o interesse em realizar uma mobilidade Estágio, preenchendo o Google Form, com indicação obrigatória do supervisor e da instituição de acolhimento e com a data prevista de início do estágio.
Após essa formalização, a COOP vai criar um processo de mobilidade no SIGARRA, para que o estudante possa preencher a candidatura propriamente dita, sendo enviado, por email, as instruções necessárias.
NOTA: o participante APENAS deve preencher o Google Form, depois de ter a confirmação de que o seu estágio foi aceite, ainda que informalmente, pela instituição de destino e pelo Coordenador de Mobilidade do Curso. Também terá de ter, nessa altura, um supervisor no destino já definido.
À medida que os estudantes preenchem o Google Form, o Outgoing irá dar prazos de envio da candidatura ao Outgoing mais cedo do que os abaixo indicados, por forma a assegurar que a candidatura é contemplada na distribuição de bolsas Erasmus+, que ocorrerá no início de dezembro de 2024.
. Até 25.NOVEMBRO 2024: submeter o Formulário no SIGARRA e fazer o upload dos documentos obrigatórios.
. Até 25.NOVEMBRO 2024: enviar para o outgoing@fe.up.pt o Formulário assinado pelo estudante e pelo Coordenador de Mobilidade (e também pelo Orientador da Dissertação/Tese, nos casos aplicáveis), assim como a Declaração de Mobilidade OUT, devidamente preenchida e assinada.
NOTA: qualquer formalização de candidatura fora destes prazos tem de ser comunicada ao Outgoing com, pelo menos, 1 mês de antecedência em relação ao início do estágio. Para países não europeus ou para estudantes não europeus, a formalização do interesse em realizar um estágio tem de ser feita com uma antecedência de 3 de meses, por causa do tempo necessário para emissão do visto.
Início da Página
Poderá optar pelas seguintes possibilidades:
Oportunidades nas universidade da rede EUGLOH
http://160.114.103.118/EUGLOH_isp/EUGLOH_internships.php
Oportunidades na UE (e internacionais)
O estudante deve previamente analisar a informação da instituição pretendida, de forma a se apresentar de forma orientada e informada.
O contacto deve ser feito, preferencialmente, por email, através de:
Email de apresentação/motivação
. Apresentação pessoal (nome; curso; ano a frequentar do curso; faculdade e universidade).
. Objetivo do contacto (interesse em desenvolver um trabalho que se integra na vossa dissertação ou tese / projeto / área de estudos; e fazer enquadramento da vossa mobilidade no âmbito do programa Erasmus+).
. Motivação (interesse na empresa, no país, em novas culturas, conhecer novas/diferentes metodologias de trabalho…).
. Conclusão (demonstrem disponibilidade para entrevista ou mais esclarecimentos; agradecer antecipadamente a resposta).
CV (Curriculum Vitae)
O CV deve estar adaptado ao destinatário, com uma apresentação profissional e informação estruturada, referindo os aspetos mais relevantes.
Carta de recomendação (opcional)
NOTA: Consulte exemplos de emails de candidatura às empresas
Início da Página
Se o estudante realizar um estágio para efeitos do desenvolvimento do trabalho de investigação para a dissertação/tese, é OBRIGATÓRIO, informar a entidade de acolhimento, desde o primeiro contacto, do seguinte: