Cooperação
Técnicos
Erasmus+
Para cada ano académico, os Técnicos têm a oportunidade de realizar mobilidades para formação, financiadas pelo programa Erasmus+ (intra-Europa).
Os programas de formação poderão ocorrer em instituições de ensino superior que sejam detentoras da ECHE (carta Erasmus para o Ensino Superior) ou em qualquer organização pública ou privada Europeia ativa no mercado de trabalho ou nas áreas de educação, formação e juventude.
A formação a ser realizada pelo Técnico poderá ser integrada num programa/curso já existente e organizado por uma determinada instituição (ver alguns programas publicados em
http://staffmobility.eu/staff-week-search), ou ser o próprio Técnico a definir com uma instituição europeia um programa à sua medida através do qual possa partilhar experiências e adquirir boas práticas no âmbito da sua área de atividade.
DURAÇÃO
De 2 a 5 dias
BOLSA De acordo com as Normas aplicáveis, "as bolsas de mobilidade são uma contribuição para fazer face às despesas adicionais (de viagem e de subsistência) incorridas na realização de um período de missão de ensino/formação (...) no estrangeiro". A bolsa a atribuir pelo programa dependerá dos dias da mobilidade, do país de destino, e da distância, sendo que o candidato que venha a ser selecionado poderá cofinanciar as restantes despesas inerentes à deslocação ao estrangeiro através de algum C.C.O. interno.
O cálculo do apoio à viagem é feito com base na distância entre os locais de origem (U.Porto) e de destino (Instituição Parceira). O Serviço de Relações Internacionais da Reitoria utiliza a calculadora de distâncias online, disponível no site da Comissão Europeia:
https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/tools/distance_en.htmApoio à viagem
Apoio individual
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS APÓS ATRIBUIÇÃO DE BOLSA
- Comprovativo de contratualização de seguro de saúde válido (Cartão CESD, exceto Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia) durante todo o período de mobilidade;
- Comprovativo IBAN, bem como a inserção manual dos dados bancários no separador Informações Pessoais » Dados da Conta Bancária;
- Comprovativo da reserva das viagens;
- Mobilidade para Formação - Staff Mobility Training – Mobility Agreement (apenas com as datas de trabalho, sem inclusão dos dias de viagem)
- Quaisquer outros documentos relevantes para o processo de mobilidade.
- Declaração assinada pelo respetivo Diretor do Departamento - a colocar na parte dos documentos relativa a "Apoio da Instituição de Origem/Support from Home Institution".
APÓS A MOBILIDADE
No regresso, o/a candidato/a deverá fazer o upload dos seguintes documentos:
- Declaração de Estadia, assinada e carimbada pela Instituição de Destino;
- Comprovativos de realização da viagem: cartões de embarque de avião e/ou bilhete de comboio, recibos de combustível e de portagens;
- Relatório Individual, a preencher online (Mobility tool), no máximo, 30 dias depois da notificação (recebida por email).
Mais informações:
international@fe.up.pt
Projetos Mobilidade Erasmus+ ICM: International Credit Mobility
A U.Porto participa em diversos consórcios internacionais, com países terceiros, aprovados no âmbito do Programa Erasmus+ medida ICM, os quais preveem vagas e bolsas para mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e pessoal técnico.
Os prazos, destinatários, países abrangidos e número de bolsas disponíveis varia de projeto para projeto e restringe-se às condições desse consórcio específico.
Os candidatos com bolsas aprovadas no âmbito destes projetos têm cobertura para a viagem de e para o país de destino, um seguro de saúde, viagem e acidentes pessoais e ainda uma bolsa que varia consoante o tipo de mobilidade.
Projetos ICM atualmente em vigor com coordenação/participação da U.Porto:
MOBILE+2MERGING VOICES