A FEUP tem parcerias com instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais congéneres, com vista a fomentar a participação em programas, ações e projetos de cooperação de carácter académico e a promover o intercâmbio de estudantes e docentes entre as instituições parceiras./p>
Para além de promover relações com outras instituições de Ensino Superior, a FEUP promove e apoia o estabelecimento de relações com empresas, contribuindo para a integração profissional dos graduados da FEUP.
A minha experiência de mobilidade começou quando duas portuguesas entraram em intercâmbio no Brasil. Sempre quis ter uma experiência como esta, mas confesso que tinha um pouco de medo de mudanças. Quando apareceu a oportunidade de vir, eu inscrevi-me mas ainda não tinha tomado uma decisão. O tempo foi passando, fui resolvendo as coisas e quando dei por mim já estava aqui. Na verdade não tenho palavras suficientes para descrever esta experiência!
Primeiro porque o Porto é uma cidade incrível, super acolhedora, com clima agradável, com lugares lindos como a Ribeira, etc. ... E os portuenses? Adoro! Todos me receberam muito bem.
No aspecto profissional, essa experiencia fará muita diferença. O mercado de trabalho está muito competitivo e acredito que os empregadores valorizam a capacidade de adaptação a mudanças. Além disso, estar na Europa permite que você viaje e conheça outros lugares e culturas. Aconselho: venham de Erasmus! E se possível para o Porto! Não irão se arrepender.
A experiência de vida académica internacional é algo extremamente enriquecedor em diversos aspetos, sobretudo no que diz respeito ao pessoal. Para além dos ganhos académicos, a convivência em outro país, com uma outra cultura e com estudantes de diversos países fazem com que o intercâmbio se torne muito mais proveitoso. Acaba-se por desenvolver inúmeras novas habilidades intra e interpessoais e obtém-se um grande autoconhecimento.
Além disso, a FEUP é uma instituição de ensino que conta com uma excelente infraestrutura e com ótimos professores, motivos pelos quais me fizeram estudar nesta Faculdade. Localizada no Pólo Universitário, proporciona um contacto estreito com outras faculdades e, logo, com os alunos de outros cursos, que possuem diferentes pontos de vista, tornando ainda mais enriquecedora a experiência.
Se você procura estudar em uma Instituição de qualidade, viver numa bela cidade e aproveitar muito a sua vida Erasmus, a FEUP é a escolha perfeita! Enjoy it!!!
Estudar na Universidade do Porto foi sempre um sonho para mim. Desde que iniciei a faculdade de Engenharia Civil, em 2006, no Brasil, pesquisava sobre a U.P. e sobre o que poderia aprender por aqui. Escolhi vir no final do meu curso, para cursar as disciplinas da área que quero seguir profissionalmente: Hidráulica. Ao contrário do que acontece no Brasil, aqui pude optar pelas disciplinas em que tenho maior aptidão.
Confesso que me surpreendi com a FEUP, suas instalações, conforto, acessibilidade, professores atenciosos, e no melhor, colegas portugueses que me receberam muito bem. Posso garantir que vou guardá-los no meu coração para sempre. Acredito que ensinei muito a eles mas o principal é que aprendi muito. Aprendi a conhecer uma cultura diferente, que hoje, admiro muito. Vi que estudantes de engenharia são iguais em todo o mundo, preocupados, estudiosos, festeiros, e me sinto muito feliz de ter feito parte disso.
O facto da FEUP ser dentro da cidade do Porto, faz com que se torne mais especial, pois Porto é a melhor cidade que eu conheci, até agora, em termos de qualidade de vida. Gostei muito de estar aqui, e com certeza vou fazer de tudo para que no futuro, meus filhos venham fazer ERASMUS no Porto.
Entrar no Programa Leonardo da Vinci permitiu-me ser um colaborador do Grupo Total durante 6 meses. Este Grupo pode ser descrito como uma empresa onde trabalham 95 000 pessoas, que está presente em mais de 130 países e que, em 2008, teve como resultado líquido mais de 13 000 milhões de euros.
Numa primeira experiência de trabalho, o impacto de chegar a uma empresa de tão grande dimensão é bastante significativo. Há diversas barreiras que é necessário ultrapassar, como a língua, a integração social, a burocracia, etc. No entanto, são também todos estes desafios que valorizam a experiência de um estágio internacional.
As vantagens deste tipo de estágios são múltiplas. A autonomia, as condições de trabalho, o ambiente e o interesse dos projetos são facilitadores de bons resultados, tanto a nível académico como empresarial.
O programa Leonardo da Vinci complementou os meus estudos no Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, abrindo-me outros horizontes e indo de encontro à índole da nossa formação, que se quer multifacetada, polivalente e em constante desafio.
Quando surgiu a oportunidade de fazer a minha tese na Daimler não hesitei em agarrar este desafio. A experiência vivida ao longo dos últimos 6 meses foi muito gratificante, tanto a nível profissional, como pessoal. Trabalhar no MTC (Mercedes-Benz Technology Center) permite assistir de perto à rápida evolução tecnológica do sector automóvel. Este período na Alemanha permitiu-me criar novas amizades com pessoas de diversos países, o que tornou a experiência mais enriquecedora, e facilitou a minha integração na Alemanha.
Ao longo do estágio, o apoio dado pelo meu supervisor na FEUP foi excelente e ajudou-me a resolver alguns dos problemas com que me deparei. Além disso, a ajuda dada pela Divisão de Cooperação da FEUP também foi excelente, tendo facilitado a obtenção da bolsa Erasmus Estágios, que é uma grande ajuda.
Esta experiência foi muito boa para pôr em prática muitos dos conhecimentos adquiridos na FEUP ao longo dos últimos 5 anos. Para além disso, veio também provar que as pessoas formadas nesta Faculdade podem fazer um excelente trabalho em qualquer parte do mundo. No entanto, penso que poderia existir uma maior aproximação entre os conhecimentos adquiridos na FEUP e aqueles que se aplicam na indústria. Além disto penso que as teses feitas em ambientes industriais só trazem vantagens para os alunos, as universidades e as empresas.
A minha estadia em Cardiff (País de Gales, Reino Unido) decorreu no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. A escolha do local de intercâmbio teve como fim único a possibilidade de contacto direto com o meu coorientador, um Professor de méritos reconhecidos na sua área de investigação. A experiência foi gratificante a nível profissional, pela possibilidade de ter contacto com uma equipa de investigação muito organizada e focada. A plena integração num ambiente declaradamente multinacional e multicultural, dentro e fora do espectro académico, é também algo que trouxe para a vida.
Comparando a FEUP com a Escola de Engenharia da Universidade de Cardiff (EEUC), ressaltam imediatamente paralelismos de ordem logística: a FEUP é bastante maior, talvez sendo até maior que toda a Universidade de Cardiff. Contudo, a nível de equipamentos didáticos e laboratoriais pode-se dizer que a EEUC não fica atrás da FEUP. Em meu entendimento, isto dever-se-á a questões de escala entre os dois países. Nos domínios mais relevantes, poder-se-á concluir que a FEUP pode ombrear com instituições como a EEUC. Toda a comunidade da FEUP deve então sentir-se alentada a continuar a percorrer o trilho das boas práticas no ensino e na relação da Engenharia com a sociedade.
A riqueza cultural e profissional, bem como o fortalecimento interior, as experiências internacionais como esta podem conferir, na minha opinião, o “valor acrescentado” que muitos futuros Engenheiros procuram para triunfar numa era tão competitiva como a nossa.
Escolhi a FEUP por indicações de professores que me informaram ser uma ótima faculdade com boa infraestrutura e grande âmbito de pesquisa na área em que tenho interesse. A FEUP tem uma ótima estrutura informática, ótimo acervo bibliográfico, para além de ser referência em alguns cursos. É por tudo isto que muitos estudantes escolhem a FEUP para estudar, promovendo assim um grande intercâmbio cultural e enriquecendo-nos com diferentes realidades e diversas opiniões que nos fazem a aprender a cada dia.
A integração ocorreu de forma natural, uma vez que estando numa nova realidade, pensei que poderia haver qualquer tipo de rejeição, sendo por vezes contrário ao que pensava. Trabalhos em grupo ocorreram bem e afinal tudo deu certo.
Além disso, a cidade do Porto oferece um local tranquilo e bem estruturado tanto no que diz respeito a moradia, quanto a transporte, entretenimento e cultura. Os teatros, os cafés e cada pedaço da cidade transmitem uma energia de simplicidade, organização e simpatia que só os cidadãos daqui possuem. Sempre solícitos, os portuenses mostram boa vontade em ajudar sempre. Senti-me muito bem acolhida por todas as pessoas. Sinto um grande prazer em viver aqui.
Estive nos últimos dias indicando a amigos de faculdade que participem do programa Ciência Sem Fronteiras e que escolham o Porto, pois tive até hoje uma ótima experiência nesta cidade e na faculdade.
Em Março de 2010 começou a minha história na FEUP. Cheguei à cidade do Porto para realizar uma etapa do meu doutoramento, que estava em curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Brasil. Fui incorporada no CEFT (Centro de Estudos de Fenómenos de Transporte - Engenharia Química). A FEUP recebeu-me com toda a ajuda que eu precisava para iniciar meu período de mobilidade, dispondo de um gabinete de apoio ao aluno estrangeiro, facilitando, assim, a minha adaptação à comunidade académica. Logo percebi, que a FEUP é uma instituição que deposita confiança e investe no potencial dos seus estudantes, além de proporcionar laboratórios com equipamentos modernos e um corpo docente qualificado. Ainda, encontrei aqui a BRASUP - Associação de Estudantes Brasileiros na Universidade do Porto, que tem colaborado na minha integração na sociedade portuguesa, assim como na dos inúmeros brasileiros que aqui se encontram.
Esta mobilidade proporciona-me uma formação muito mais ampla do que eu imaginava inicialmente. A FEUP não é apenas uma instituição voltada para o ensino, é um templo de conhecimento, pesquisa, política, filosofia, arte, cultura: é realmente um Universo a ser explorado. Diariamente, conheço pessoas de diversos continentes, faço amigos, troco experiências, descubro novas culturas. Enfim, a qualidade da Universidade aliada a toda esta diversidade cultural, só vem enriquecer este período de mobilidade, e provar o quanto vale a pena estar aqui!
Quando cheguei ao último ano do meu curso, senti que me faltava alguma coisa. Precisava de uma nova experiência, de alargar os meus horizontes. Faltava-me uma aventura de verdade
Surgiu a oportunidade de participar num programa de mobilidade internacional, o programa Erasmus. Na altura, a decisão de passar um semestre em Itália, fez todo o sentido. Duvido que alguma vez me esqueça da sensação de dar os primeiros passos numa terra estranha, de madrugada, sabendo que seria a minha casa durante meses. Durante aquele semestre em Ferrara absorvi uma cultura nova e um estilo de vida diferente, aprendi uma língua estrangeira e fiz amizades que espero manter por muito tempo. Não é exagero dizer que muitas das melhores recordações da minha vida ficaram lá.
Para além da Universidade do Porto proporcionar bolsas, que ajudam a reduzir os custos associados a este programa, a FEUP apoiou-me em todo o processo, desde as primeiras candidaturas, até à comunicação com a Universidade de destino.
A experiência é única, tanto a nível pessoal como académico. Conhecem-se novas perspetivas, novas pessoas, novos ambientes. Aconselho todos a explorarem as oportunidades de mobilidade oferecidas pela Faculdade, porque podem realmente mudar a direção de uma vida.