1.1. Na fase de manifestação de interesse em realizar uma mobilidade Estágio ou de Curta Duraçao:
1.2. Na fase de formalização da candidatura propriamente dita (após criação do processo de mobilidade no SIGARRA), o estudante deve preencher o Formulário de Candidatura e enviar para o email do OUTGOING (outgoing@fe.up.pt) os seguintes documentos:
A apólice de seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais individual (seguro escolar FEUP) pode ser necessária e solicitada pela instituição de destino, e é facultada através da COOP mediante pedido do estudante. É obrigatório também o seguro escolar para diplomados.
Os estudantes com Necessidades Especiais ou estudantes Bolseiros dos SASUP podem candidatar-se simultaneamente às Bolsas suplementares existentes para bolseiros dos SASUP e para estudantes com Necessidades Especiais (devem contactar o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria para saber que documentos adicionais terão de apresentar).
Todas as áreas de estudo têm um Coordenador Erasmus ESTÁGIOS na FEUP que auxiliam o estudante na definição do seu programa de trabalhos (em articulação com o seu orientador de estágio), juntamente com o responsável na instituição de destino. O plano de trabalhos é acordado na fase de candidatura, sendo elaborado o Training Agreement (que consta do formulário de candidatura online acima referido) que será assinado pelo estudante, pelo Coordenador Erasmus-ESTÁGIOS do seu curso, pelo orientador de estágio na FEUP e pelo orientador na instituição de acolhimento.
Aquando da candidatura online no Módulo "Cooperação" no SIGARRA, também é elaborado um Plano de Reconhecimento Académico, documento interno que discrimina não só o plano de trabalhos a realizar na instituição anfitriã, mas também identifica a(s) o reconhecimento quando regressar à FEUP, assinado pelo estudante e pelo seu Coordenador Erasmus ESTÁGIOS.
No caso dos estudantes que pretendem realizar um Estágio como diplomado:
O plano de trabalhos, as tarefas e projeto que realizará na instituição de acolhimento deve ser alvo de negociação entre o candidato e a própria instituição. O plano de trabalhos não tem que necessariamente estar relacionado com a sua área de formação, pelo que basta que seja um estágio do interesse (pessoal, profissional e vocacional) do candidato. Antes de iniciar o estágio, o seu plano de trabalhos deve ser acordado, assim como deve ser elaborado o Training Agreement (que consta do formulário de candidatura on-line) que é assinado por si e pelo orientador na instituição de acolhimento.
A figura do Coordenador Erasmus+ ESTÁGIOS apenas é fulcral no caso de pretender realizar estágio curricular ou extracurricular. No caso dos estágios como diplomado esta figura não é envolvida no processo, o que não invalida que procure orientação e aconselhamento junto deste Coordenador.
O Coordenador do Programa de Erasmus+ ESTÁGIOS na FEUP é a Professora Luísa Andrade. No entanto, em cada curso existe um Coordenador do Erasmus+ ESTÁGIOS – pessoa responsável pela aceitação e validação da empresa de acolhimento e do seu plano de estágio.
Ver os Coordenadores AQUI.
Para ter acesso ao formulário de candidatura online o estudante deve:
O estudante deve obrigatoriamente efetuar o upload dos seguintes documentos na página da candidatura:
NOTA: NÃO DEVE FAZER O UPLOAD DO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA + CONTRATO DE ESTÁGIO pois este upload será feito pela Outgoing.
Na página do Formulário onde terá de indicar a área de estudos, deve clicar na seta verde para escolher o código correspondente à sua área de estudos ou ramo de especialização.
Área de estudos
No Formulário, a parte "Contrato de Estágio", deverá ser preenchido na íntegra em inglês e deve ser preenchido de forma a respeitar todos os campos pedidos e não utilizando anexos.
O campo “Conhecimentos e competências a serem adquiridas" deve ser preenchido pelo estudante juntamente com a informação facultada pela organização de acolhimento relativamente ao estágio e plano de trabalhos que o estudante vai realizar) e o orientador de estágio na FEUP (caso se trate de um estágio com vista a reconhecimento académico de unidades curriculares) enquanto que os restantes campos devem ser preenchidos de acordo com as informações prestadas pela entidade acolhedora (o estudante poderá também preencher estes campos se já tiver conhecimento do plano de trabalhos que irá realizar na empresa).
No caso dos estudantes que pretendem realizar estágio curricular ou extracurricular (por exemplo: estudantes que pretendem realizar Dissertação em empresa ao abrigo deste Programa):
O Training Agreement deve ser assinado pelo estudante, pelo Coordenador Erasmus-ESTÁGIOS de curso e pelo Orientador de estágio da FEUP (no campo Sending Institution).
A assinatura do Coordenador Local será recolhida pelo nosso Serviço. O Supervisor do destino é o último a assinar e carimbar.
No caso dos estudantes que pretendem realizar um estágio como diplomado:
O Training Agreement deve ser assinado pelo estudante e assinado e carimbado pelo Orientador da Empresa (no campo Hosting Institution). A assinatura do Coordenador Local será recolhida pelo nosso Serviço.
NOTA IMPORTANTE: não é necessário o preenchimento todos os campos de uma só vez. É possível ir guardando os dados até preencher o formulário completo (escolher opção Guardar). No entanto, assim que o formulário estiver preenchido devem submetê-lo.
Sim, mas depende do Tipo de Estágio e se a mobilidade é realizada enquanto estudante ou já como diplomado:
Se mobilidade enquanto Estudante:
Se mobilidade enquanto Recém-Diplomado:
De forma a salvaguardar esta situação é assinado pelo Coordenador Erasmus+ ESTÁGIOS do respetivo curso e pelo estudante, o Compromisso de Reconhecimento Académico – documento constituído por duas partes essenciais: o plano de estágios a realizar na instituição de destino (Traineeship indicado no Contrato de Estágio) e o tipo de reconhecimento que será dado.
Sim, o período de mobilidade deverá ser objeto de avaliação qualitativa pela instituição de acolhimento, através do Evaluation Form (Declaração de Avaliação Qualitativa da Empresa/Instituição de Acolhimento) -enviar este documento para outgoing@fe.up.pt no final do Estágio.
No caso dos estágios curriculares (ex: realizar a Dissertação) esta avaliação será tida em conta, total ou parcialmente, pelo seu Coordenador Erasmus e/ou orientador de estágio. No caso do período de estágio efetuado dar equivalência a parte ou a totalidade da Dissertação, o estudante deve obrigatoriamente defender a Tese/Dissertação na FEUP.
Sim. Para além do Training Agreement e demais documentos terá ainda que assinar o contrato de Estudante Erasmus-ESTÁGIOS (Convenção Financeira).
Antes de partir será contactado pelo Serviço de Relações Internacionais da Reitoria (em meados de agosto para mobilidades no 1.º semestre e em meados de janeiro para mobilidades no 2.º semestre) para que se proceda à assinatura desta Convenção. Trata-se de um documento assinado pelo Estudante Beneficiário e pela Coordenadora Institucional da UP que refere os seus direitos e deveres enquanto estudante ERASMUS. Neste documento constará ainda o período de estágio a realizar (data de início e fim) de acordo com a candidatura inicial, as suas obrigações enquanto estudante da UP e a indicação da Bolsa Erasmus-Estágios, em princípio nesta fase, ainda com valor 0¤ (zero). Mais tarde, depois de ser feita a distribuição das bolsas, no caso de ser contemplado com Bolsa Erasmus será necessário que o Seu procurador se dirija novamente ao Serviço de Relações Internacionais da Reitoria, a partir de data a anunciar, a fim de assinar uma Adenda, que irá conter o valor da bolsa atribuída e que vai dar lugar ao pagamento da mesma.
É assim importante que, antes de partir para o período de mobilidade, deixe uma Procuração (minuta) ao seu procurador (juntamente com cópia do seu cartão de identificação pessoal), para que este possa tratar, em sua representação, dos assuntos relacionados com a sua mobilidade (e.g., assinatura do Contrato Erasmus na Reitoria).
Sim, para assegurar o recebimento da Bolsa é necessário preparar uma Procuração (minuta) que permita à pessoa que o vai representar (Procurador) tratar dos assuntos relacionados com este Programa e, eventualmente, assinar documentos relacionados com a sua mobilidade e/ou bolsa.
Convém que o procurador seja a mesma pessoa que nomeou aquando a realização da sua candidatura on-line no formulário existente no Módulo de Cooperação. Se por algum motivo tiver que alterar o seu procurador em relação à pessoa que indicou inicialmente deve enviar um e-mail para outgoing@fe.up.pt
Poderá contactar o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria através do e-mail international@reit.up.pt ou do telefone: +351 220408093. Poderá também ir pessoalmente ao SRI mas mediante agendamento em international.up.pt