Manual de Identidade Gráfica
Introdução - Identidade visual da FEUP
Logótipo/símbolo da FEUP
A FEUP alia a história e a tecnologia configurando uma rede que a projeta a nível nacional e internacional. As novas estratégias de comunicação assentam neste enquadramento e pretendem atuar na extensão da emissão da mensagem, procurando novas formas e meios de comunicar para os fins pretendidos.
Face à crescente necessidade da utilização da nova versão do logótipo por parte de docentes, técnicos e estudantes, realizamos este novo manual de identidade gráfica com uma linguagem simples e menos técnica de forma a facilitar a sua aplicação do logótipo nos diversos suportes comunicacionais.
A nova imagem da Universidade do Porto visa a sua unificação através de todas as suas Faculdades. A solução formal destaca a abreviatura U. como elemento de contraponto à palavra Porto, contribuindo para dinamizar o conjunto. A configuração do logótipo pretende capacitá-lo para percorrer com eficácia uma gama alargada de contextos, suportes e condições de comunicação.
O logótipo foi configurado atendendo aos seguintes princípios funcionais:
. Pertença, na medida em que é assumido pela comunidade da U.Porto;
. Reconhecimento, na medida em que está presente de forma transversal e global, em circunstâncias e momentos respeitantes à U.Porto;
. Carácter, na medida em que se demarca da pluralidade circundante.
No caso da FEUP deve adoptar-se por extenso a designação da Unidade Orgânica seguida do designativo, também por extenso, da Universidade do Porto.
 |
|
 |
|
 |
. Símbolo utilizado até ao ano 2000 |
|
. Logótipo utilizado a partir de 2000 - versões vertical e horizontal |
|
. Versão oficial do logótipo a partir de 2007 |