No próximo dia 19 de setembro, pelas 17H00, será inaugurada a exposição A Velha Escola Morreu -Congressos FEUP 1974 e 1975.
Ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e inserida no programa cultural Equações da Liberdade, os Serviços de Documentação e Informação propõem uma exposição dedicada aos Congressos da FEUP de 1974 e 1975.
No rescaldo da Revolução de Abril de 1974, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), realizou dois congressos, em 74 e 75, de forma a reestruturar a instituição e abri-la verdadeiramente à sociedade.
Em setembro de 1974 teve lugar o Congresso para a Estruturação da FEUP. Foi organizado pelo Conselho Diretivo Provisório da instituição e contou com a presença do Ministro da Educação e Cultura, Vitorino Magalhães Godinho, e de representantes das universidades de Aveiro e Coimbra e do Instituto Superior Técnico (Lisboa). O congresso foi aberto a professores, estudantes e trabalhadores, e discutiram-se desde questões práticas do funcionamento da instituição até temas essenciais como a relação entre a instituição e a sociedade ou as melhorias necessárias no ensino da engenharia.
O segundo congresso, intitulado A FEUP na Construção do Socialismo, realizou-se em setembro de 1975. Neste congresso foram analisadas temáticas como o papel do professor, o porquê do fracasso de alguns dos métodos pedagógicos introduzidos, o saneamento, questões do acesso ao ensino superior, entre outras. Realizados nas antigas instalações da FEUP na Rua dos Bragas, ambos os congressos tinham já a Asprela no horizonte.
A exposição estará patente na Sala de Exposições da Biblioteca até ao final de 2024 e poderá ser visitada de segunda a sexta, no horário de funcionamento da Biblioteca.
Aguardamos a sua visita!
Para mais informações, contacte museu@fe.up.pt