DESTINATÁRIOS: docentes, investigadores e doutorandos que têm atividade letiva
DATA: 3 e 10 de dezembro (14:00 - 16:30 para ambas as sessões)
LOCAL: online, síncrono.
(a formação será lecionada em língua portuguesa)
O uso de metodologias ativas em sala de aula é amplamente reconhecido como uma prática eficaz no Ensino Superior, indicada por Chickering e Gamson em 'Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education' contudo, a metodologia expositiva ainda é frequentemente utilizada em aulas teóricas.
Neste workshop vamos diferenciar aprendizagem ativa de passiva, explorar as suas vantagens e desafios com base em pesquisas relevantes e identificar estratégias de aprendizagem ativa adequadas para grandes grupos em aulas teóricas
Está organizado em 2 sessões síncronas em dias distintos - Na primeira sessão síncrona o grupo terá contato com os conceitos basilares, sempre em formato ativo. Na segunda sessão serão propostas atividades com média duração, em que os participantes aplicarão de forma breve a temática às suas unidades curriculares, aumentando a probabilidade de aplicação real das práticas pedagógicas trabalhadas.
INSCRIÇÃO
(inscrições limitadas - máx de 30 formandos)
CERTIFICAÇÃO:
Confere certificado de formação
FORMADORA:
Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação há 20 anos e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP).
Foi professora auxiliar convidada a tempo integral entre 2018 e 2022 no Instituto Superior Técnico, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres - prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente a dois docentes do IST com os melhores resultados pedagógicos dentro do seu ciclo de estudos (1 para licenciatura e 1 para mestrado).
Especialista em Pedagogia Universitária, integrou a equipa de oradores da Brent-Felder Webinar Series no presente ano, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia onde desenvolveu um workshop sobre estratégias ativas em ensino remoto. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.
Assume o papel de consultora pedagógica residente na Reitoria da ULisboa, onde desenvolve um programa de apoio pedagógico composto por formações de curta duração, observação de aulas com feedback e sessões individuais de acompanhamento pedagógico.