O SIGARRA foi desenvolvido na Universidade do Porto.
Em 1992 a equipa da Reitoria construiu o GAUP - Gestão de Alunos da UP, que viria a ser generalizado a toda as faculdades da UP, com o objectivo de gerir os registos de alunos, nas secretarias respectivas.
A partir de 1996 lançou-se na FEUP o projecto de um sistema de informação académico, integrado, com interface Web, então designado SiFEUP. Este sistema foi-se articulando com o GAUP de forma cada vez mais vincada, tendo induzido neste uma revisão profunda em 2001.
Em 2000, uma outra equipa da Reitoria desenvolveu o GRHUP - Gestão de Recursos Humanos da UP, uma aplicação centralizada para uso do Serviço de Pessoal da Universidade. Em 2003, esta aplicação começou a ser integrada com as outras componentes do sistema de informação.
A partir de 2003, com a constituição do IRICUP - Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da UP, o SIGARRA, enquanto sistema integrado na Web, incluindo as componentes de gestão de alunos e de recursos humanos, foi instalado na maioria das faculdades da UP. A partir desse momento foi também admitida a sua disponibilização para outras instituições do Ensino Superior.
O desenvolvimento do sistema é responsabilidade conjunta do IRICUP e da FEUP, através de duas equipas com cerca de uma dezena de elementos cada.