Pode consultar a lista de parcerias internacionais da FEP aqui. Adicionalmente, deve estar atento às vagas disponíveis para cada País e Universidade, que constarão do Edital de candidatura. Encontra mais informações aqui.
Sim, o estudante interessado deve no momento da candidatura ordenar por preferência os países de destino que deseja.
Não necessariamente. Como estudante de mobilidade as aulas tipicamente têm a opção de serem lecionadas em Inglês. No entanto, pode sempre consultar a língua de ensino da Universidade para onde vai aqui no caso das licenciaturas e aqui no caso dos mestrados.
Segundo a DGES, todos os estudantes que se inscrevem no programa Erasmus + (mobilidade para membros da União Europeia) são elegíveis para uma bolsa em função do país em questão, para ajudar nas despesas monetárias de transporte, alimentação e alojamento. Se se inscrever na bolsa DGES normal e for considerado estudante bolseiro pelos SASUP (de apoio às propinas e eventual deslocação) para além da bolsa E+, tem também direito a uma bolsa suplementar atribuída pela SASUP de apoio à mobilidade. Além disso, é possível consultar aqui as bolsas disponíveis para cada um dos programas de mobilidade aqui.
Sim! É possível desde que seja realizado em ciclos de estudo diferentes (licenciatura, mestrado, etc.).
Todas as informações relativas ao processo, condições de acesso, prazos e critérios de seleção encontram-se no Edital de candidatura, que pode ser encontrado aqui.
Se o seu programa de mobilidade for durante a licenciatura, pode consultar os links de alojamento de cada país aqui. Se for durante o mestrado, pode consultar aqui. Para além disso, pode sempre dirigir-se a pessoas que conheça que já tenham ido eventualmente para o mesmo país/local para onde pretende ir, mas também pode encontrá-las nas redes sociais. Pode procurar em blogs, ou até vlogs. Um contacto privilegiado e seguro é também o gabinete de relações internacionais da universidade de destino.
Através da Internet, via Segurança Social Direta, apenas inserindo a sua palavra-passe ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço. De seguida, clicar na opção “Doença” e aparecerá “Obter Cartão Europeu de Seguro de Doença”, é só iniciar o pedido e preencher o formulário. O cartão virá ter a casa via correio. Presencialmente, em Portugal Continental, é possível fazê-lo através dos serviços de atendimento da Segurança Social, nos Espaços Cidadão (serviço digitalmente assistido de acesso à Segurança Social Direta) e nos serviços dos Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.). Nos Açores, pode dirigir-se aos serviços do Instituto da Segurança Social dos Açores, aos serviços dos Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.). Na Madeira, deve dirigir-se aos serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM e os serviços dos Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.). Se for beneficiário da Segurança Social e requerer pessoalmente, deve preencher o formulário Mod.GIT 53-DGSS, disponível nos serviços de atendimento da Segurança Social ou no site da Segurança Social. O CESD é enviado para a morada do interessado. Nota: Em caso de impossibilidade de emissão atempada do CESD, o Serviço de Atendimento do ISS, IP, poderá entregar ao beneficiário da Segurança Social um certificado provisório de substituição, que garante os mesmos benefícios do cartão. É obrigatório fazer upload da cópia do CESD na página de mobilidade (Sigarra).
Se o seu programa de mobilidade for durante a licenciatura, pode consultar links sobre o custo de vida de cada país aqui . Se for durante o mestrado, pode consultar aqui .
Para apoio e aconselhamento durante o programa de mobilidade, pode contatar o Gabinete de mobilidade da FEP. Também existem algumas entidades responsáveis por ajudar os estudantes em mobilidade em vários países, como é o caso da Erasmus Student Network (ESN). Para além disso, cada universidade tem um canal de apoio interno direcionado para tal.
Sim. Estudantes em situação irregular ou de prescrição não podem realizar a mobilidade.
Não.
Se for realizar mobilidade no Brasil, deve solicitar o Certificado de Assistência Médica no Brasil (formulário PT/BR-13) na Segurança Social da sua área de residência. É obrigatório fazer upload de cópia do documento na página de mobilidade, Sigarra; Se for realizar mobilidade no Canadá-Quebec, deve solicitar o Certificado de Assistência Médica no Canadá-Quebeque (formulário POR/QUE 4) na Segurança Social da sua área de residência. É obrigatório fazer upload da cópia do documento na página de mobilidade, Sigarra; Se o país da mobilidade não pertencer à União Europeia, deve contratar um seguro privado. Após aceitação na universidade de destino, deve tratar do visto junto do consulado desse país em Portugal, com celeridade, se possível com três meses de antecedência.
Todas as universidades parceiras exigem um certificado de proficiência em inglês. Deve adquiri-lo antes do início do processo da pré-candidatura. Se porventura não possuir o certificado, deve contactar a UNAPS-FLUP (unaps@letras.up.pt), uma vez que realizam exames com frequência mensal de certificação linguística. Poderá ainda realizar cursos online de certificação do inglês (Linguaskill) ou candidatar-se a certificação oficial (e.g., TOEFL, TOEIC, IELTS).