Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > 1MOB01

Organizational Behaviour

Code: 1MOB01     Acronym: MOB_OB

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Management Studies

Instance: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Active? Yes
Institution Responsible: Faculty of Economics

Teaching language

English

Objectives

Este curso tem como objetivo melhorar a compreensão dos alunos sobre o comportamento humano nas organizações e a capacidade de liderar as pessoas para alcançar de forma mais eficaz o aumento do desempenho organizacional. Depois de concluir este curso, os alunos deverão ser capazes de:

- Compreender o comportamento organizacional como um domínio heterogéneo, com grande diversidade de temas e abordagens, onde se conjugam diferentes áreas do conhecimento;
- Pensar criticamente sobre os modos de pensar e de organizar, e como estes se traduzem em diferentes formas de abordar a gestão;
- Avaliar criticamente a forma como a gestão tem tentado regular o comportamento dos indivíduos e dos grupos no quotidiano das organizações;
- Confrontar abordagens convencionais e críticas sobre temas comportamentais.

Learning outcomes and competences

- Uma compreensão processual da organização e suas implicações na análise dos comportamentos das pessoas nas organizações;
- Uma compreensão crítica de como os comportamentos dos gestores e gestores são moldados pelas relações de poder;
- Uma compreensão crítica da produção de conhecimento no comportamento organizacional.

- Compreender o comportamento individual nas organizações, incluindo diversidade, atitudes, satisfação no trabalho, emoções, humores, personalidade, valores, percepção, tomada de decisão e teorias motivacionais.

- Compreender o comportamento do grupo nas organizações, incluindo comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociações.

- Compreender o sistema organizacional, incluindo estruturas organizacionais, cultura, recursos humanos e mudança.

Working method

Presencial

Program

1. A natureza do comportamento organizacional
   1.1 A heterogeneidade de temas e abordagens
   1.2 Abordagens convencionais e críticas

2. Organizações e dinâmicas comportamentais
   2.1 Modos de pensar: substância, processo e pensamento crítico
   2.2 Modos de organização: imagens de organização e dinâmicas comportamentais
I - INDIVÍDUOS E EQUIPES
3. Diferenças individuais e influência social

  3.1 Inteligência, personalidade e identidade
  3.2 Tipos de influência social
  3.3 Comportamentos de normalização, conformismo e obediência à autoridade

  1. Motivação no trabalho
    4.1 Abordagens de conteúdo
    4.2 Abordagens de processo
    4.3 Percepções críticas
  2. Grupos e equipes de trabalho
          5.1 Tipologias, propriedades, coesão e processos grupais
          5.2 Conflitos de equipe
          5.3 Estudo de Caso
II - A ORGANIZAÇÃO
      6. Estrutura e design organizacional
         6.1 Perspectivas convencionais
         6.2 Perspectivas críticas
   7. Tomada de decisões nas organizações
        7.1 O modelo racional de tomada de decisão
        7.2 Racionalidade limitada, lata de lixo, modelo político
        7.3 Explicações alternativas e percepção crítica

    8. Cultura organizacional, identidade e controle

          8.1 A evolução do controle nas organizações
          8.2 O fenômeno do poder: visões tradicionais, radicais e foucaultianas
          8.3 Cultura e identidade organizacional: visão dominante e perspectivas críticas
          8.4 O papel da gestão de recursos humanos: visões dominantes e críticas

    9. Mudança organizacional – Estratégia e inovação e mudança organizacional

      9.1 Estratégia, mudança estratégica e tomada de decisões estratégicas
      9.2 Novas formas organizacionais e mudanças associadas
      9.3 Abordagens convencionais, de processo e críticas para a mudança organizacional
      9.4 Sensemaking, comunicação e resistência à mudança
percepções críticas

  1. Leadership

      10.1 Gestão e liderança
      10.2 Liderança como construção
      10.3 Perspectivas heróicas
      10.4 Abordagens pós-heróicas e críticas

  1. Desafios contemporâneos e novas práticas organizacionais
    11.1 Globalização
    11.2 Conhecimento, aprendizagem e criatividade nas organizações
    11.3 Ética, responsabilidade social e sustentabilidade

Mandatory literature

Mullins Laurie J.; Management and organisational behaviour, Trans-Atlantic Publications, Inc., 2016

Complementary Bibliography

DuBrin; Fundamentals of organizational behavior: An applied perspective, Elsevier., 2013
Luthans, F., Luthans, BC, & Luthans, KW; Organizational Behavior: An Evidence-based Approach - Fourteenth Edition, IAP, 2021

Teaching methods and learning activities

The course enhances learning through lectures, discussions, articles, cases, and movies. Students are expected to participate in group discussions, assignments, presentations, and individual tests to demonstrate their understanding of the OB course. Email is the most effective communication tool. Therefore, make sure to give your correct email address to your Lecturer.

Software

Slido

Evaluation Type

Distributed evaluation with final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Amount of time allocated to each course unit

Designation Time (hours)
Frequência das aulas 1,15
Total: 1,15

Eligibility for exams


  • Os alunos são elegíveis para realizar o exame de OB se frequentarem 70% do curso

Calculation formula of final grade

Existem duas opções de avaliação que o aluno pode escolher:

  • Exame final: 75% + Atividades letivas 25% (dois trabalhos) = 100%
  • Exame Final 100%: A nota mínima do exame é de 10/20 valores para aprovação.

 

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2025-06-27 at 01:05:51 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2