Código: | MD136 | Acronym: | MJP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Direito |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MD | 9 | Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 15 | - | |
Plano Oficial do ano letivo 2022 | 1 | - | 15 | - | |||
Plano Oficial do ano letivo 2023 | 1 | - | 15 | - |
(em continuidade com o seminário teórico, sobre o mesmo tema, na UC de Direitos Fundamentais)
(Apoio científico do Grupo de Estudos Libertas Religionis,
linha de investigação do CIJ, centro de investigação da FDUP)
Paulo Pulido Adragão
Tema geral: A liberdade religiosa na jurisprudência nacional e estrangeira (análise crítica de sentenças mediante a realização de trabalhos escritos, objeto de orientação tutorial)
Temas concretos possíveis, entre outros: a liberdade religiosa dos reclusos, condições de oferta da disciplina de religião nas escolas públicas, jurisdição nas questões relativas à vida interna das Misericórdias, liberdade religiosa dos professores, direito aos feriados religiosos, o ensino religioso - da e/ou sobre religião - na escola pública, proibição do véu islâmico no sector público.
A bibliografia específica será indicada na orientação tutorial.
Bibliografia geral de enquadramento:
ADRAGÃO, PAULO PULIDO, A Liberdade Religiosa e o Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2002
ADRAGÃO, PAULO PULIDO, Levar a Sério a Liberdade Religiosa. – Uma refundação crítica dos estudos sobre Direito das Relações Igreja-Estado, Livraria Almedina, Coimbra, 2012.
B) Seminário:Uma Europa Digital para os cidadãos. Desafios constitucionais e de policymaking”
Graça Enes
gef@direito.up.pt
A abordagem regulatória europeia à 'revolução digital'. Análise crítica de algumas iniciativas e atos jurídicos da UE para o domínio digital.
BIBLIOGRAFIA:
A bilbiografia será indicada nas aulas de acordo com os temas específicos.
Sumário: Neste seminário, pretende refletir-se sobre a o princípio da igualdade e da não discriminação, e suas modalidades, bem como discutir a relação entre igualdade e vulnerabilidade do ponto de vista das tarefas estauais e dos direitos humanos e fundamentais.
Bibliografia geral de enquadramento:
Fernando Rey Martinez, Luísa Neto, Pedro, Anabela Costa Leão, Jorge Gracia Ibánez, Ana Sofia Carvalho, Rute Teixeira Pedro, Direito antidiscriminatório, Lisboa, AAFDL, 2021.
Anabela Costa Leão, O Estado perante a vulnerabilidade: (State and vulnerability)”, Oñati Socio-Legal Series, 12(1), 2022, pp. 86–107. Available at: https://opo.iisj.net/index.php/osls/article/view/1326
Lourdes Peroni, Alexandra Timmer, Vulnerable groups: The promise of an emerging concept in European Human Rights Convention law, International Journal of Constitutional Law, Volume 11, Issue 4, October 2013, Pages 1056–1085, https://doi.org/10.1093/icon/mot042
VV., Atas do Seminário Nós e os Outros: Alteridade, Políticas Públicas e Direito, Coord. Luísa Neto/Anabela Leão/Jorge Gracia Ibañez. CIJE/UP, 2019. Online.
Nota: Indicações adicionais de bibliografia serão fornecidas aos estudantes em função dos temas específicos que escolham abordar e desenvolver.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Estudo autónomo | 220,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Total: | 260,00 |
Nos termos regulamentares em vigor para as unidades curriculares em avaliação distribuída sem exame final. Nos termos do artigo 4º do Regulamento em vigor, a assiduidade, com presença em pelo menos 75% das aulas, é requisito indispensável para a avaliação.
A avaliação incide sobre o trabalho a apresentar – 100%.
A avaliação do trabalho escrito incide sobre a respetiva apresentação e discussão (50%) e sobre o texto final apresentado (50%).