Seminário de Integração
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S (de 07-02-2022 a 20-05-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
C |
33 |
Plano Oficial LCRI |
4 |
- |
12 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
Nesta UC, pretende-se que os estudantes sejam capazes de dar continuidade ao percurso iniciado no Seminário Interdisciplinar e desenvolver um projeto de investigação, de investigação-ação ou de intervenção que revele a integração do adquirido no CE.
Pretende-se ainda:
i) consolidar as condições de autonomia na aquisição do conhecimento e no desenvolvimento de competências de investigação e ação;
ii) que o projecto se articule com o estágio, e que dele resultem contributos para os contextos de acolhimento.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final da UC,sejam capazes de:
- a partir da revisão da literatura científica, demonstrar capacidade de identificação de: (i) principais questões teóricas e metodológicas, (ii) das perspetivas, resultados e debates sobre o objeto escolhido. A partir destes elementos orientem a concepção e fundamentação do projeto.
-A partir destes elementos conceber um projeto de investigação ou de intervenção, de o operacionalizar e de ensaiar as competências técnicas e metodológicas que a sua execução envolve.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
Os conteúdos programáticos seguem o processo de planeamento e maturação dos projetos individuais, são orientados para as necessidades apresentadas pelos estudantes, em cada fase, e de modo a estimular o adequado desenvolvimento dos projetos, assim como a progressiva autonomia do estudante.
Da atividade desenvolvida deve resultar um relatório escrito que traduza os objetivos do projeto, o enquadramento teórico definido com base na revisão da literatura científica, a metodologia e procedimentos. Deve ainda conter os desenvolvimentos efetuados ao nível da sua execução, designadamente a
construção de instrumentos de recolha de dados, o plano de análise e desejavelmente a apresentação dos resultados da sua implementação e respetiva discussão.
Bibliografia Obrigatória
Copes, Heith; Miller, J. Mitchell;
The^routledge handbook of qualitative criminology. ISBN: 9780415659703
Gadd David 1975- 340;
The^Sage handbook of criminological research methods. ISBN: 978-1-84920-175-9
Hagan Frank E.;
Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Alex R. Piquero;
Handbook of quantitative criminology. ISBN: 978-0-387-77649-1
David Weisburd;
Statistics in criminal justice. ISBN: 978-0-387-34112-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de orientação, acompanhamento e discussão do desenvolvimento das diferentes fases do trabalho individual
a realizar pelos estudantes.
Procura-se estimular a participação de cada estudante e a partilha de conhecimento e experiências de modo a que todos possam contribuir para o desenvolvimento de cada um dos projetos.
Tipo de avaliação: distribuída sem exame final. A classificação final baseia-se no relatório escrito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Elaboração de projeto |
100,00 |
Estudo autónomo |
94,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de investigação |
100,00 |
Total: |
324,00 |
Eligibility for exams
NA
Calculation formula of final grade
Tipo de avaliação: distribuída sem exame final. A classificação final resulta da nota atribuída ao trabalho escrito.
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
Na