Seminário de Orientação II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objectives
Desenvolver uma integração e reflexão sistemática dos conhecimentos teórico-empíricos adquiridos ao longo do curso, fazendo um enfoque especial nas questões metodológicas, de modo a desenvolver competências relevantes para a concepção e execução de um projecto individual de investigação.
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final do semestre os alunos tenham desenvolvido:
- autonomia na pesquisa da literatura científica e na transferência conceptual e metodológica para o desenvolvimento de um projecto de investigação individual.
- capacidade de refletir criticamente sobre os objectos de estudo da criminologia, designadamente sobre o que elegeram para o projecto individual.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
O seminário de orientação proporciona um espaço de
integração entre os conhecimentos adquiridos e o treino de competências, especialemente metodológicas, relevantes para um desenvolvimento futuro de um projecto de investigação individual conducente à dissertação. Assim, os conteúdos são condicionados pela iniciativa do mestrando, devidamente enquadrada nas linhas de investigação da Escola de Criminologia. Assim, terão cabimento temas criminológicos teórica e empiricamente apoiados nas áreas maiores da Criminologia, designadamente delinquência juvenil, criminologia etiológica, criminologia clínica, criminologia experimental, criminologia comparada, vitimologia, segurança, justiça e controlo social.
Bibliografia Obrigatória
Hagan Frank E.;
Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Gadd David 1975- 340;
The^Sage handbook of criminological research methods. ISBN: 978-1-84920-175-9
King Roy D. 340;
Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Loseke Donileen R.;
Methodological thinking. ISBN: 978-1-4129-9720-1
Braun Virginia;
Successful qualitative research: a practical guide for beginners. ISBN: 978-1-84787-581-5
Observações Bibliográficas
A bibliografia que for julgada pertinente consoante os projectos individuais dos estudantes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino é essencialmente interactiva. Os estudantes fazem convergir o conjunto de
conhecimentos adquiridos através de pesquisa bibliográfica sistemática, com especial enfoque nas questões metodológicas, de modo a desenvolverem competências relevantes para a preparação e execução de um projecto de investigação individual.
Os docentes acompanham a elaboração e o progressivo desenvolvimento do trabalho dos alunos designadamente através da exposição de conteúdos específicos, recomendação de leituras, treino metodológico e desenvolvimento de capacidades de articulação conceptual.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Time (Hours) |
Estudo autónomo |
37,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Eligibility for exams
Não aplicável, dado que a avaliação é distribuída.
Calculation formula of final grade
Componentes da avaliação distribuída:
Trabalho escrito final - 100% (de acordo com as indicações previamente definidas)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Ver regulamento de avaliação.